Topo

Copa 2018

Mundo não parou: teve jogo rolando até durante a abertura da Copa de 2018

Do UOL, em São Paulo

14/06/2018 23h05

Eram 12h (horário de Brasília) quando as seleções de Rússia e Arábia Saudita subiram ao gramado do estádio Luzhniki para o primeiro jogo da Copa do Mundo de 2018. Diante de sua torcida, os russos venceram por 5 a 0, com direito a dois gols de Denis Cheryshev.

Brasil estreia às 15h deste domingo; veja a tabela
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Super-heróis: Marcelo sofreu com 7 a 1 e ganhou peso

Ao mesmo tempo, o estádio S. Dariaus ir S. Gireno, em Kaunas (Lituânia), recebia um público irrisório para acompanhar Kauno Zalgiris x Trakai. A partida era a única do dia pela primeira divisão lituana e colocava frente a frente dois times em situações distintas na tabela.

No fim, o jogo terminou empatado: 1 a 1. O Trakai abriu o placar aos 44 min do primeiro tempo, graças a uma bola que a defesa anfitriã afastou mal - Justinas Marazas bateu da entrada da área e marcou. Só que o Kauno Zalgiris chegou à igualdade aos 3 min do segundo tempo, em chute cruzado de Edvinas Kloniunas pela direita.

Com o resultado, o Trakai chegou aos 24 pontos em 18 jogos e se manteve na terceira posição (entre os oito times da competição). O Kauno Zalgiris, por sua vez, tem 15 pontos em 15 jogos, ocupando a sétima posição e ocupa provisoriamente a vaga nos playoffs de acesso e descenso.

O futebol mundial não parou nesta quinta-feira. Jogar ao mesmo tempo de uma partida de abertura da Copa do Mundo pode causar estranheza, mas a partida na Lituânia não foi a única marcada para o dia. Ao redor do planeta, vários jogos rolaram para quem não queria ver apenas seleções – inclusive no Brasil. Confira:

Brasil

Pérolas Negras x Bela Vista - FERJ/Divulgação - FERJ/Divulgação
Pela Série B2 do Campeonato Carioca, Pérolas Negras venceu o Bela Vista com gol de Rafael Paty
Imagem: FERJ/Divulgação
Pela 11ª rodada da Série B do Brasileiro, o Guarani recebeu o São Bento e empatou sem gols. Invicto, o time de Sorocaba (sexto colocado) chegou aos 17 pontos, dois a mais que o rival de Campinas (sétimo).

Já no Rio de Janeiro, o Pérolas Negras venceu o Bela Vista por 1 a 0, graças ao gol do veterano Rafael Paty (ex-Caxias, Ituano e Remo). O jogo encerrou com atraso a primeira rodada do primeiro turno da Série B2, a terceira divisão do Campeonato Carioca.

Chile

Pela Copa do Chile, a Unión Española recebe o General Velásquez e venceu por 4 a 1. Como havia empatado o jogo de ida fora de casa por 1 a 1, avançou. Desta forma, tornou-se o primeiro time nas oitavas de final do torneio.

Venezuela

Na segunda divisão da Venezuela, o Chicó de Guayana recebeu o Hermanos Colmenares e venceu por 2 a 0. O jogo encerrou as semifinais do Apertura da competição. Os dois times voltam a se enfrentar neste sábado.

EUA

A National Premier Soccer League (NPSL), equivalente ao quarto escalão do futebol norte-americano, teve quatro jogos nesta quinta-feira. E se você acha que a goleada da Rússia na Copa do Mundo foi a maior do dia, achou errado: o Tyler FC enfrentou o Midland-Odessa Sockers e levou 9 a 0.

Em casa, o Asheville City FC fez 2 a 1 no Emerald Force, enquanto o Minneapolis City derrotou o Minnesota TwinStars FC por 1 a 0. Miami United e Jacksonville Armada ficaram no empate por 1 a 1

Asheville City SC venceu o Emerald Force pela NPSL, quarto escalão dos EUA - @AshevilleCitySC/Twitter - @AshevilleCitySC/Twitter
Asheville City SC venceu o Emerald Force pela NPSL, quarto escalão dos EUA
Imagem: @AshevilleCitySC/Twitter

República Dominicana

Fechando a 11ª rodada da primeira divisão dominicana, o Atlético Pantoja visitou o Moca e venceu de virada por 2 a 1. Luis Espinal e Armando Maita fizeram os gols dos visitantes na segunda etapa.

Butão

Apenas um jogo nesta quinta-feira pela Thimphu League, a primeira divisão do Butão, mas com outra considerável goleada. Jogando no estádio Changlimithang, o High Quality United recebeu o líder Thimphu City e foi massacrado: 8 a 1.

Camarões

Na segunda divisão, Tonnerre e Canon Sportif se enfrentaram pela 21ª rodada. O time da casa venceu por 2 a 0, graças aos dois gols de Yves Eloundou. Com o resultado, o Tonnerre chegou a 41 pontos e tomou do próprio Canon, que tem 40, a liderança da competição.

Yves Eloundou marcou duas vezes e deu a vitória ao Tonnerre sobre o Canon Sportif - Tonnerre/Divulgação - Tonnerre/Divulgação
Yves Eloundou marcou duas vezes e deu a vitória ao Tonnerre sobre o Canon Sportif
Imagem: Tonnerre/Divulgação

Togo

No único jogo do dia pela primeira divisão togolesa, o Dynamic Togolais recebeu o Agaza e empatou em 1 a 1. A partida foi válida pela 28ª rodada. O time da casa é o quinto colocado, com 44 pontos, enquanto o Agaza é o 14º colocado entre as 16 equipes.

Noruega

A Copa da Noruega teve dois jogos pelas oitavas de final nesta quinta-feira. Jogando em casa, o Stroemgodset venceu o Ranheim por 2 a 0 e se classificou. Já o Valerenga visitou o Tromsoe e conquistou a vitória nos pênaltis: 5 a 4, após um empate por 3 a 3.

Suécia

A segunda divisão da Suécia teve um jogo só, mas que colocou frente a frente Helsingborg (cinco vezes campeão nacional) e Halmstads (dono de quatro títulos da primeira divisão). Em casa, o Halmstads venceu por 2 a 1 e chegou à quinta colocação (entre 16 times), com 24 pontos em 12 jogos. O Helsingborg é o terceiro, com a mesma pontuação e melhor saldo de gols (11 a 7).

Já na quarta divisão, o Kramfors-Alliansen recebeu o Harnosand. E o time da casa não decepcionou: vitória por 5 a 1, com quatro gols de Adrian Borostean.

Islândia

Enquanto a seleção islandesa não estreia na Copa do Mundo, a primeira divisão local realizou quatro jogos nesta quinta. O Starjnan venceu o Akureyri por 2 a 1, enquanto o Grindavik visitou o Fjoelnir e fez 1 a 0. O Hafnarfjordur venceu o Vikingur Reykjavik por 3 a 0, enquanto o KR Reykjavik goleou o lanterna Keflavik fora de casa por 4 a 0.

Finlândia

Um jogo agitou a segunda divisão finlandesa nesta quinta-feira: em casa, o Haka venceu o Klubi 04 por 3 a 1. O time da casa é o quinto colocado (entre 10 times) do torneio, com 11 pontos em oito jogos, enquanto os visitantes somam sete pontos em oito rodadas e ocupam a penúltima posição.

Geórgia

Pela Copa da Geórgia, cinco jogos foram disputados valendo as últimas vagas nas oitavas de final. Desta forma, avançaram WIT Georgia (que venceu o Dinamo Batumi por 1 a 0), Liakhvi Tskhinvali (que fez 5 a 2 no Algeti), Gardabani (que bateu o Imereti por 3 a 1), Telavi (que fez 4 a 0 no Margveti 2006) e Shukura (que eliminou o Norchi Dinamo com uma vitória por 4 a 0).

Cazaquistão

Abrindo as semifinais da Copa do Cazaquistão, o Kairat bateu o Irtysh por 2 a 0, enquanto Shakhter Karagandy e Atyrau ficaram no 0 a 0. Os jogos de volta acontecem em 27 de junho, dia de quatro jogos pela Copa do Mundo – entre eles, Sérvia x Brasil.

República Tcheca

Na terceira divisão, o Dobrovice venceu o Slavoj Vysehrad por 1 a 0 na casa do adversário. Já na quarta divisão, o Slavoj Polná recebeu o Vrchovina e venceu por 2 a 0.

Estônia

Pela primeira fase da Copa da Estônia 2018/2019, três jogos. A principal surpresa foi a eliminação do Tallina Kalev (da primeira divisão) para o Laanemaa (da quarta) nos pênaltis. Os dois times empataram por 3 a 3, mas os visitantes venceram nos pênaltis por 5 a 3. Nas outras partidas, classificações dos Sillamae (que venceu o Anija nos pênaltis por 3 a 1 após empate por 1 a 1) e Rumori Calcio (que venceu o Raplamaa por 3 a 0).

Já na quarta divisão estoniana, o único jogo do dia terminou com vitória do Otepaa sobre o time B do Parnu JK Vaprus por 4 a 3.

Copa 2018