Topo

Espanha

Capitão, Ramos diz que soube antes de negociação de Lopetegui com Real

Sérgio Ramos admitiu que já sabia da negociação de Lopetegui, agora ex-técnico da Espanha - Lucy Nicholson/Reuters
Sérgio Ramos admitiu que já sabia da negociação de Lopetegui, agora ex-técnico da Espanha
Imagem: Lucy Nicholson/Reuters

Dassler Marques e João Henrique Marques

Do UOL, em Sochi

14/06/2018 13h34

O acerto entre Julen Lopetegui e o Real Madrid, que desencadeou a demissão do treinador espanhol, chegou ao conhecimento de Sergio Ramos antes dos demais. Em uma concorrida entrevista coletiva nesta quinta-feira (14), em Sochi, o capitão do Real e da seleção admitiu que a notícia vazou antes para ele. Um dos motivos para a queda de Lopetegui foi que Luís Rubiales, presidente da Federação Espanhola, se considerou traído por desconhecer o tema. Na sexta, Espanha x Portugal se enfrentam pelo Grupo B da Copa. 

Brasil estreia às 15h deste domingo; veja a tabela
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Super-heróis: Marcelo sofreu com 7 a 1 e ganhou peso

"Obviamente, por ser capitão eu sei mais do que o normal. Em situações assim, podemos opinar, mas os que tomam decisões são os outros. Eu acho que não podemos nos agarrar nisso. Amanhã tem um jogo importante contra o atual campeão da Europa", disse Ramos. Ele negou problemas no vestiário espanhol.

"Não há nenhum problema de vestiário. Claro que temos opiniões diferentes. Mas a ideia coletiva é de que todos queremos ganhar a Copa. Posso assegurar que os problemas são oportunidades para crescermos e ficarmos unidos", disse. 

Em outra pergunta, o capitão campeão do mundo em 2010 deixou no ar que a decisão de sacar Lopetegui veio de cima. "Não são os jogadores que precisam tomar decisões. A parte esportiva decide. E nós só podemos decidir dentro de campo. Não sei se estão ou não equivocados. O presidente e Julen [Lopetegui] tiveram tempo e decidiram. Nós preferimos caminhar adiante e não dar opiniões. Cada um pensa uma coisa, mas todos querem ganhar o Mundial", disse. 

"Quando se ganha anos de experiência, nós amadurecemos e passamos por situações assim. Agora tenho que passar a todos que a situação é especial, a Copa do Mundo é algo gigante. Nesse sentido, posso dizer que no futebol se aprende em momentos complicados, ruins. Temos que nos manter mais unidos, e nada vai acontecer. O Julen vai ser parte da Copa também, aconteça o que acontecer. Nada vai mudar aqui, e o projeto continua sendo o de vitória", comentou.

Em uma análise mais geral sobre o episódio, Sergio Ramos não fugiu do tamanho do problema. "Temos que virar a página o quanto antes. Não foi nada agradável e eu sou parte de tudo isso. Independente de dizer se foi bom ou não, temos que manter o foco no Mundial, dar apoio a Fernando. A ausência [de Lopetegui] é muito importante, mas aqui temos um grande jogador, que sempre admiramos muito. Há a tentativa de manter o mesmo sonho de vencer a Copa e que isso não interfira em nada", comentou. 

Na véspera de um duelo com Cristiano Ronaldo, Ramos falou sobre o companheiro de Real. "Prefiro ter ele a favor. Sabemos a importância dele. Esteve em forma grandiosa na temporada, é um jogador que leva perigo constante. Não só ele, e Portugal tem um time bom de contra-ataque e de jogadores sérios e competitivos defensivamente. Amanhã será um jogo lindo para os amantes de futebol", analisou. 

Espanha