Topo

Copa 2018

Com mistério sobre Salah, Egito faz duelo de favoritos com o Uruguai

Salah e El-Hadary riem durante treinamento da seleção do Egito - Khaled Desouki/AFP
Salah e El-Hadary riem durante treinamento da seleção do Egito Imagem: Khaled Desouki/AFP

Do UOL, em São Paulo

14/06/2018 21h00

O duelo entre favoritos do Grupo A da Copa do Mundo tem um questionamento que estará na cabeça dos torcedores até a hora em que as escalações de Egito e Uruguai forem divulgadas. Mohamed Salah vai ou não jogar nesta sexta-feira (15), às 9h?

- Clique aqui e veja os gols de Rússia x Arábia Saudita
Confira a tabela completa e o calendário de jogos

Simule os classificados e o mata-mata do Mundial

Por mais que a imprensa local afirme que o atacante do Liverpool, que segue se recuperando de lesão no ombro, não irá jogar, o técnico Héctor Cúper disse na manhã desta quinta-feira que o astro egípcio deverá ser o principal reforço da seleção africana para o duelo.

"Salah está muito bem. A recuperação está muito boa, vamos ver como será hoje. Eu quase posso assegurar 100% que ele poderá jogar, salvo ocorra alguma circunstância de último minuto", disse o argentino.

Atuação histórica adiada?

Além do camisa 10, ainda há outra dúvida na escalação egípcia. Por mais que o goleiro Essam El-Hadary tenha sido titular na maior parte da campanha da equipe nas Eliminatórias Africanas, Mohamed El Shenawy tem grandes chances de iniciar a partida após se destacar nos treinos realizados na Rússia.

Caso isso ocorra, a seleção impedirá ao menos por uma rodada que El-Hadary entre na história das Copas do Mundo. Se atuar em algum jogo do torneio na Rússia, o goleiro de 45 anos será o jogador mais velho a jogar uma partida nos 21 Mundiais já disputados.

Se de um lado o Egito ficará de olho nas condições físicas de seu astro, os uruguaios observarão a maturidade de seu protagonista. Principal jogador e maior artilheiro da história da seleção, Luis Suárez volta para disputar sua terceira Copa do Mundo após ter sido suspenso por nove jogos ao morder Giorgio Chiellini no duelo entre Uruguai e Itália, pela primeira fase do Mundial de 2014.

Agora com 31 anos, o atacante do Barcelona foi considerado mais maduro por seus compatriotas, que acreditam que o jogador não será ausência mais em jogos decisivos, como foi na derrota para a Colômbia nas oitavas de final, há quatro anos.

Suárez - AFP PHOTO / Miguel Rojo - AFP PHOTO / Miguel Rojo
Imagem: AFP PHOTO / Miguel Rojo

"O que aconteceu no Brasil é parte da realidade e influenciou em seu amadurecimento. E fora do campo, em seu aspecto familiar e pessoal também. Ele se concentrou para o Mundial. Creio que responde ao que penso de Luis, que além de um grande jogador, é muito inteligente", explicou o técnico Óscar Tabárez.

Jogo de favoritos

A goleada por 5 a 0 da Rússia contra a Arábia Saudita deixou um alerta ligado tanto a Egito como Uruguai, consideradas as duas seleções favoritas a passarem de fase no Grupo A. Segundo colocado nas Eliminatórias Sul-Americanas, o Uruguai venceu os amistosos contra República Checa, País de Gales e Uzbequistão antes da estreia no Mundial.

Entretanto, nem mesmo as derrotas do Egito para Grécia, Portugal e Bélgica e os empates contra Kuwait e Colômbia fazem os uruguaios entrarem no clima de "já ganhou".

"Estamos nos preparando há muito tempo para a Copa do Mundo, e a nossa preparação não depende de um jogador (Salah)", afirmou o zagueiro Diego Godín. "Ultimamente temos visto que o Egito é a melhor equipe da África, que tem um jogador como Salah que está dentro da elite do futebol mundial. Nós modestamente vamos tratar a controlar todas as virtudes do Egito e impor algumas nossas."

Bicampeão do Mundo, o Uruguai jogará com um meio-campo jovem e contará com o entrosamento de Cavani e Suárez no ataque, e Godín e Giménez na defesa. Entretanto, as jogadas individuais e gols de Salah não só deram ao Egito a chance de disputar uma Copa após 28 anos, como também renovam a confiança da equipe africana de alçar voos maiores sob o comando do atacante sensação da última temporada. Isso, claro, se ele entrar em campo.

EGITO x URUGUAI

Local: Ekaterimburg Arena, em Ecaterimburgo (Rússia)
Data: 15/06/2018 (sexta-feira)
Horário: 9h (de Brasília)
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)
Auxiliares: Sander Van Roekel e Erwin Zeinstra (ambos da Holanda)
Árbitro de vídeo: Milorad Mazic (Sérvia)

Egito: El-Shenawy (El-Hadary); Fathy, Gabr, Hegazi e Abdul Shafy; Elneny, Hamed, Sobhi, El Said e Salah (Trezeguet); Mohsen. Técnico: Héctor Cúper

Uruguai: Muslera; Varela, Giménez, Godín e Cáceres; Nández, Vecino, Bentancur e De Arrascaeta; Cavani e Suárez. Técnico: Óscar Tabárez

Copa 2018