Topo

Copa 2018

Da Argentina à Coreia, SP terá bares e restaurantes para acompanhar a Copa

Restobar argentino Moocaires - Divulgação
Restobar argentino Moocaires
Imagem: Divulgação

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/06/2018 04h00

Os mais de 14 mil quilômetros entre Brasil e Rússia e os jogos em horário de expediente em terras brasileiras podem até deixar a Copa do Mundo um pouco mais distante da nossa realidade. Mas há sempre uma forma de se aproximar. E a multicultural São Paulo, com sua vastidão de bares e restaurantes, promete lutar para dar à rotina dos paulistas um gostinho do Mundial em solo russo.

O UOL fez sua parte. Do começo ao fim da Copa, a Arena Placar UOL estará montada no Shopping JK Iguatemi para exibir jogos e ainda apresentar atrações especiais. A programação completa está disponível neste link e inclui programas exclusivos e com grandes nomes do esporte, da comunicação e do humor. Para jogos do Brasil, semifinais e final, no entanto, o evento será restrito a convidados. 

Brasil estreia às 15h deste domingo; veja a tabela
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Super-heróis: Marcelo sofreu com 7 a 1 e ganhou peso

Também foi montado este guia, com opções de bares e restaurantes de diversos países que servirão de quartel-general para torcedores de outras nações. Há opções latinas, europeias e asiáticas, além, é claro, da febre egípcia pelo craque Mohamed Salah. Veja quem está preparado para receber torcedores nos jogos da Copa, seja com promoções especiais ou com a instalação de novas televisões e telões:

"Restobar" argentino Moocaires - Divulgação - Divulgação
Moocaires contraria as origens italianas do bairro da Mooca com empanadas e fernet cola
Imagem: Divulgação

Argentina

Na Copa do Mundo de 2014, o "restobar" Moocaires foi invadido por argentinos e brasileiros fãs da seleção de Messi. A ideia é repetir a dose no Mundial da Rússia. A decoração é temática, cheia de personalidades da Argentina e, obviamente, itens dos clubes do país. E a principal pedida gastronômica está no cardápio de empanadas. Há ainda cervejas típicas e a bebida mais popular entre os "hinchas": o fernet cola.

Moocaires Resto Bar
Rua da Mooca, 3593 - Mooca - São Paulo (SP)
Contato: (11) 2604-2337

Restaurante uruguaio El Tranvia - Divulgação - Divulgação
Para os uruguaios, não há erro: o "asado" é a aposta segura para uma boa refeição
Imagem: Divulgação

Uruguai

Não vá confundir. O El Tranvia é um reduto uruguaio, e não argentino. Apesar das semelhanças das culturas, principalmente do apreço ao "asado", o restaurante tradicional no bairro da Santa Cecília reafirmar as raízes celestes. O espaço se tornou ponto de encontro de torcedores do Uruguai há anos e aguarda seu público fiel - só a estreia, com jogo às 9h desta sexta-feira contra o Egito, que atrapalha um pouco os planos do estabelecimento.

El Tranvia
Rua Conselheiro Brotero, 903 - Santa Cecília - São Paulo (SP)
Contato: (11) 3664-8313

Restaurante peruano Rinconcito Peruano - Divulgação - Divulgação
Rinconcito Peruano tem várias unidades na capital e um protagonista: o ceviche
Imagem: Divulgação

Peru

Um dos países mais empolgados com a Copa é o Peru, que não se classificava desde 1982. E isso pode ser visto pela preparação do já famoso Rinconcito Peruano - indicamos a unidade de Pinheiros, mas há endereços no centro, em Moema e no Tatuapé, por exemplo. O restaurante, especializado em ceviches, terá combos promocionais em dias de jogos dos peruanos e até do Brasil. Para quem não gosta de peixe, existem pratos de carne bovina, como espetinhos e o "lomo saltado". A decoração já está pronta para o Mundial e inclui até um presente de um dos jogadores: uma camisa de Christian Cueva.

Rinconcito Peruano
Rua dos Pinheiros, 832 - Pinheiros - São Paulo (SP)
Contato: (11) 3062-0093

Restaurante colombiano La Gorgona - Divulgação - Divulgação
Combo de petiscos colombianos inclui banana da terra, arepas e guacamole
Imagem: Divulgação

Colômbia

Se durante as Eliminatórias o La Gorgona já era tomado por colombianos uniformizados, a animação deve ser ainda maior com a chegada da Copa. O espaço acanhado, próximo da Rua Augusta e da Avenida Paulista, tem cardápio fiel às tradições colombianas e costuma ver sua calçada ser palco de conversas até a madrugada. Banana da terra e os pãezinhos chamados de "arepas" são a base dos petiscos. Para beber, a limonada de coco é indispensável. 

La Gorgona
Rua São Miguel, 22 - Bela Vista - São Paulo (SP)
Contato: (11) 3256-9215

Restaurante mexicano Dedo de la Chica - Divulgação - Divulgação
Dedo de la Chica tem uma promoção especial para as terças-feiras
Imagem: Divulgação

México

O Dedo de la Chica, no coração da Vila Madalena, é mais um restaurante que vai tentar atrair os torcedores brasileiros para a cultura de seu país de origem. Haverá promoções tanto para jogos do México como da seleção de Tite. As luzes brandas, a decoração temática e o barulho da panela de pressão cozinhando "chili" são bons atrativos. Os proprietários chegaram a participar de reality show do chef Erick Jacquin, do Masterchef.

Dedo de la Chica
Rua Fidalga, 32 - Pinheiros - São Paulo (SP)
Contato: (11) 3819-8522

Lanchonete árabe Souk Burger - Divulgação - Divulgação
X-Salah: uma homenagem ao craque egípcio para emplacar lanchonete na Copa
Imagem: Divulgação

Egito

Hambúrguer, kafta, queijo estepe, crispy de cebola, alface, tomate e maionese de zaatar. A receita seria um tanto quanto longa para um jingle na TV, mas quer emplacar entre os fãs de futebol com uma estratégia inteligente. O Souk Burger, lanchonete de raízes árabes, criou o X-Salah, uma homenagem a um dos jogadores mais badalados do momento, e ainda quer se tornar ponto de encontro dos torcedores do Egito, Tunísia, Marrocos e Arábia Saudita. 

Souk Burger
Rua Mateus Grou, 182 - Pinheiros - São Paulo (SP)
Contato: (11) 3062-4674

Restaurante árabe Amani - Divulgação - Divulgação
Para quem gosta mesmo de futebol, o Amani, dentro do Morumbi, é uma overdose
Imagem: Divulgação

+ Culinária árabe

Outro estabelecimento está de olho no público descendente ou fã da cultura árabe. O conceituado Amani, sediado no estádio do Morumbi, terá novas televisões, espaço kids e promoções durante todos os jogos. 

Amani Restaurante
Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1 - Portão 2 - Morumbi - São Paulo (SP)
Contato: (11) 3476-2146

Restaurante coreano Portal da Coreia - Divulgação - Divulgação
A culinária coreana está cada vez mais na moda, principalmente por seu peculiar churrasco
Imagem: Divulgação

Coreia do Sul

No bairro da Liberdade, o Portal da Coreia ainda não divulgou nenhuma programação especial para a Copa. Mas a experiência nos Mundiais anteriores faz os donos terem a certeza de que a torcida sul-coreana mais uma vez usará o local como ponto de encontro para torcer pela seleção do país. A ascensão do churrasco coreano entre os brasileiros é uma boa pedida.

Portal da Coreia
Rua da Glória, 729 - Liberdade - São Paulo (SP)
Contato: (11) 3271-0924

Bar francês 3 Brasseurs - Divulgação - Divulgação
Condições especiais para jogos da França e do Brasil no 3 Brasseurs
Imagem: Divulgação

França

Nada de bistrôs requintados, cheios de preocupação com etiqueta. Os franceses e fãs dos "bleus" procuram mesmo um bar para acompanhar os jogos da seleção campeã do mundo em 1998. E a base da torcida para Griezmann, Mbappé e companhia será o agitado 3 Brasseurs, no bairro do Itaim Bibi. A programação inclui pacotes fechados, com bebida e comida garantidas para os jogos da França e do Brasil. Crianças pagam meia.

3 Brasseurs
Rua Jesuíno Arruda, 470 - Itaim Bibi - São Paulo (SP)
Contato: (11) 3167-4145

Bar espanhol Sancho - Divulgação - Divulgação
Balcão de "tapas" e outros petiscos é o grande diferencial do Sancho. Sangria também é boa pedida
Imagem: Divulgação

Espanha

O lado central da Rua Augusta tem cada vez mais opções gastronômicas. E essa mudança de cenário tem o Sancho Bar y Tapas como um dos pilares. O ambiente aconchegante, com entradas disponíveis em um balcão, cervejas e música espanholas, agora terá um telão para reforçar a torcida pela Fúria. As sangrias também são recomendadas. 

Sancho Bar y Tapas
Rua Augusta, 1415 - Consolação - São Paulo (SP)
Contato: (11) 3141-1956

Restaurante português Taberna 474 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Portugal

A grande colônia portuguesa no Brasil e os fãs de Cristiano Ronaldo podem encontrar uma nova opção para acompanhar a seleção lusa na Rússia. O Taberna 474 não tem tradição em receber torcedores, mas quer mudar esse cenário com a Copa deste ano. Os vinhos e o ambiente rústico já são grandes atrações para aproveitar bacalhau e frutos do mar.

Taberna 474
Rua Maria Carolina, 474 - Jardim Paulistano - São Paulo (SP)
Contato: (11) 3062-7098

Pub inglês Camden House - Divulgação - Divulgação
Camden House é um pub nada "underground", mas abrirá até para os jogos das 8h
Imagem: Divulgação

Inglaterra e Austrália

Os pubs paulistanos já estão acostumados a receber torcidas de clubes ingleses em jogos da Premier League ou da Liga dos Campeões, nos tradicionais O'Malleys ou Blue Pub. Mas há uma opção mais elaborada, que explora mais a fundo a gastronomia inglesa - curries e beef wellington são destaques. O Camden House tem uma chef renomada e vai abrir as portas para ingleses - e até um fiel grupo de australianos - inclusive para os jogos que começam às 8h.

Camden House
Rua Manuel Guedes, 243 - Itaim - São Paulo (SP)
Contato: (11) 2369-0488

Alemanha

O Jucalemão já esteve mais empolgado em outras Copas. Os horários dos jogos fazem a gestão do restaurante não esperar públicos massivos, mas acredita que as partidas perto do almoço podem fazer bastante sucesso. A torcida por lá costuma ser sempre para a Alemanha, com boa divisão entre alemães e descendentes ou apenas simpatizantes da atual campeã mundial.

Jucalemão Restaurante
Rua Álvaro Rodrigues, 304 - Brooklin - São Paulo (SP)
Contato: (11) 5041-5616

Copa 2018