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Jornal: Decisão de anunciar Lopetegui antes da Copa foi estratégia do Real

Miguel Morenatti/AP
Imagem: Miguel Morenatti/AP

Do UOL, em São Paulo

14/06/2018 09h09

Considerado fora de hora por muitos críticos, o anúncio de contratação do técnico Julen Lopetegui pelo Real Madrid a três dias da estreia da seleção espanhola na Copa do Mundo fez parte de uma estratégia para o clube espanhol apresentar um treinador em alta, publicou nesta quinta-feira o jornal “El Pais”

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De acordo com o mais conceituado dos jornais do país, ao decidir pela contratação e ter o sim de Lopetegui, o clube avisou antes de assinar o contrato que era preciso tornar o acordo público por ser “essencial apresentar aos sócios do Real Madrid um projeto esportivo com um líder vencedor, e este último era uma condição que poderia ser perdida no decorrer da Copa do Mundo”.

Ainda segundo a reportagem, um possível fracasso da Espanha poderia fazer com que o anúncio de Lopetegui após a Copa "não fosse visto com bons olhos pelos parceiros (comerciais)” caso o acordo fosse mantido em segredo.

O jornal diz que Lopetegui entendeu a mensagem e não se opôs, até porque se o acordo fosse mantido em segredo ele poderia ser desfeito ao final da Copa mediante uma compensação.

Assim, ficou decidido o anúncio prévio, que foi realizado pelo Real Madrid na terça-feira. Neste momento, os jogadores do time merengue presentes no grupo espanhol já sabiam que seriam treinados por Lopetegui na volta ao clube.

Avisado em cima da hora, o presidente da federação espanhola Luis Rubiales ficou furioso com a decisão do treinador. Adiantou a viagem à Rússia decidido pela demissão. Foi aconselhado a repensar, mas mesmo com a cabeça mais fria avaliou que precisaria demitir Lopetegui, o que ocorreu na quarta-feira, a dois dias da estreia da Espanha contra Portugal na Copa do Mundo da Rússia.

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