Topo

Copa 2018

Lopetegui chora no Real depois de "dia mais triste da vida" com Espanha

Lopetegui é apresentado no Real Madrid ao lado do presidente Florentino Perez - Juan Medina/Reuters
Lopetegui é apresentado no Real Madrid ao lado do presidente Florentino Perez
Imagem: Juan Medina/Reuters

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/06/2018 14h49

Julen Lopetegui chegou ao Real Madrid-ESP com palavras firmes após a demissão da seleção espanhola dois dias antes da abertura da Copa do Mundo. O novo técnico do atual tricampeão da Champions League se emocionou e chorou ao falar da despedida. Ao mesmo tempo, exaltou o novo clube.

Entre uma e outra frase na entrevista coletiva realizada no estádio Santiago Bernabéu, Lopetegui foi aplaudido pelos presentes e exaltado pelo presidente Florentino Pérez.

“Ontem foi o dia mais triste da minha vida desde a morte da minha mãe”, disse o técnico, que parou e chorou antes de complementar. “Mas hoje é o dia mais feliz da minha vida”.

Lopetegui fez questão de esclarecer as acusações da Federação Espanhola de que negociou com o Real Madrid sem o conhecimento dos superiores. O técnico do Real Madrid desabafou e se mostrou irritado.

“Foi um dia surreal. A beleza ficou apenas no respeito e carinho dos jogadores. Lutamos muito pela Copa do Mundo e no último minuto eles me deixaram de fora. Esses caras [jogadores] têm um objetivo maravilhoso de ganhar o Mundial e chegam bem preparados. Espero que tenhamos um pouco de sorte. É necessário para vencer o campeonato", comentou.

"Estou muito tranquilo com tudo o que fiz. Agimos de maneira profissional e honesta. A lealdade está em dizer a verdade. Quando houve algo a dizer, o primeiro procurado foi ele [Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola]. Queria uma coletiva de imprensa, mas não foi dada porque ele estava fora. O acordo com o Real teve de ser fechado antes da Copa do Mundo. Disse isso e fui honesto com todos. Os jogadores entenderam perfeitamente bem. Sei que sou uma pessoa leal", completou.

Apesar da mágoa com a Federação Espanhola, o técnico Julien Lopetegui deixou claro que se sente parte do processo. A Espanha chegou ao Mundial da Rússia como uma das favoritas. O trabalho do treinador, inclusive, reformulou uma seleção que aparentava ter chegado ao limite nos torneios mais recentes.

"Torcerei como um espanhol. Eles vão fazer uma grande Copa do Mundo e me sinto parte desse time. Estou orgulhoso do grupo da seleção e seguro de que continuará sendo assim", encerrou.

O presidente Florentino Pérez não deixou por menos e fez duros ataques em relação ao processo de demissão do técnico. O mandatário do Real Madrid se mostrou inconformado com o fato de Luis Rubiales ter tirado de Lopetegui a chance de disputar uma Copa do Mundo.

"O que deveria ser um ato de normalidade foi transformado em uma relação de orgulho incompreendida. Há dezenas de casos que foram assinados antes e durante a celebração de um grande torneio. Não há precedentes na história do futebol que apontem que esse acordo tenha sido tratado com deslealdade. Chegamos ao acerto em poucas horas e decidimos fazê-lo o quanto antes, como ato de transparência e antes da Copa do Mundo. Não queríamos evitar vazamentos que pudessem afetar a nossa seleção. Não há um único argumento que justifique Lopetegui fora do banco da Espanha", desabafou.

A coletiva teve apenas um momento mais leve. Foi quando Julien Lopetegui acabou questionado sobre Cristiano Ronaldo, craque do Real Madrid e adversário que enfrentaria na estreia da Espanha na Copa do Mundo. "Cristiano é o jogador que desejo sempre ter ao meu lado. Evidentemente, o melhor do mundo está no Real Madrid", encerrou, novamente com muitos aplausos.

Copa 2018