Topo

Mais criticado de Tite, Taison vira unanimidade nos treinos e na resenha

Taison em treino da seleção brasileira; jogador conquistou comissão e elenco com disposição e resenha - Lucas Figueiredo/CBF
Taison em treino da seleção brasileira; jogador conquistou comissão e elenco com disposição e resenha
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Danilo Lavieri, Dassler Marques, João Henrique Marques Pedro Ivo Almeida e Ricardo Perrone

Do UOL, em Sochi (Rússia)

14/06/2018 04h00

Cássio gerou debate, Fagner foi alvo de comparações com outros concorrentes que poderiam ficar com a vaga na direita, mas nenhum nome da lista de Tite para a Copa do Mundo foi tão questionado quanto Taison. Fosse em debates esportivos ou entre os torcedores, o atacante do Shakhtar Donetsk era o principal alvo de críticas após a divulgação da lista final para o Mundial. Tal realidade, no entanto, não é vista na delegação que já está na Rússia. Ali, o jogador virou unanimidade.

Brasil estreia às 15h deste domingo; veja a tabela
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Super-heróis: Marcelo sofreu com 7 a 1 e ganhou peso

Taison conquistou comissão técnica e jogadores na preparação para a Copa. Dentro de campo, o atacante surpreendeu nas últimas semanas. Fosse em Teresópolis, Londres ou Sochi, a intensidade nos trabalhos táticos e técnicos gerava elogios da comissão.

Ao lado do meia Fred, Taison vem sendo elogiado pelo desempenho. Ainda que já acumulasse algumas convocações com Tite e sempre estivesse bem cotado, ganhou atenção especial na reta final pré-Copa.

“O Taison nos dá muitas possibilidades. Ataca bem, compõe de maneira excelente na marcação alta e joga em um ritmo intenso. Vai pelos lados, pelo meio e ainda consegue jogar por trás da linha de atacantes, servindo na frente. Queremos jogadores que possam exercer mais de uma função”, explicou o auxiliar técnico Cleber Xavier.

Fora das quatro linhas, o jogador conquistou também os companheiros. Tímido nas primeiras convocações, Taison se soltou com o tempo e virou um dos mais participativos nas “resenhas” entre os boleiros.

O gaúcho de Pelotas foi adotado pelos líderes do elenco nos momentos de descontração. Durante as folgas, ele esteve com o grupo de Neymar, Thiago Silva, Marcelo, Miranda e alguns dos outros nomes mais experientes.

Taison - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Taison descontrai na concentração da seleção ao lado de Taffarel
Imagem: Reprodução/Instagram

É comum ver Taison figurar em postagens de jogadores da seleção brasileira nas redes sociais. Festejado pelos companheiros, está presente até mesmo com a comissão técnica.

Ainda assim, Taison não chega a ser uma opção imediata para o ataque. Reserva, ele ainda vê Roberto Firmino e Douglas Costa na frente da fila. Mas o fato de poder ser usado no meio de campo aumenta suas chances de participação.

Em convocações recentes, o jogador chegou a ser usado como reserva imediato de Neymar. Foi pela faixa esquerda do campo que convenceu Tite e sua comissão de que poderia estar no grupo para a Copa.

Neste domingo (17), na estreia do Mundial, contra a Suíça, ele estará no banco. Mas nunca discreto, uma vez que passou a chamar a atenção de todos na seleção, dentro e fora de campo.