Topo

Espanha

Xavi diz que crise vai fortalecer Espanha na Copa e aponta Brasil favorito

ATTA KENARE/AFP
Imagem: ATTA KENARE/AFP

Do UOL, em São Paulo

14/06/2018 08h11

A crise que assolou a seleção espanhola na última terça-feira com a demissão do técnico Julen Lopetegui vai fortalecer o país para a Copa do Mundo, opinou o ex-jogador do Barcelona Xavi em entrevista para o “SporTV”.

Brasil estreia às 15h deste domingo; veja a tabela
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Super-heróis: Marcelo sofreu com 7 a 1 e ganhou peso

De acordo com o campeão mundial de 2010, a seleção espanhola tem um grupo experiente para passar pelas adversidades e seguir seu caminho na busca pelo título, embora a equipe que considere a favorita para o título seja a brasileira.

“Sendo otimista, vão se unir um pouco mais. Tem no Hierro (diretor que assumiu o cargo de treinador) uma pessoa preparada (para continuar o trabalho). Não acho que tenha um ponto a menos por isso, acredito que (tudo o que aconteceu) pode tornar a Espanha mais forte”, disse.

“No fim das contas os jogadores se unem mais para enfrentar as situações adversas como tiveram. Tem muita gente experiente no grupo, acredito que a Espanha tem que continuar no seu rumo e tem talento, capacidade tática, tudo para ser campeã”, completou.

A Espanha, no entanto, não é a favorita ao título na opinião de Xavi. “O Brasil está um ponto acima do resto. O Brasil vem com tudo, tem tudo para ser campeão. Espanha, Alemanha, Argentina com Messi...  É muito difícil, mas o Brasil tem um ‘plus’ em questão de mentalidade e histórico para conseguir esta Copa”, afirmou.

Veja outras declarações de Xavi  

O melhor do mundo
“O melhor do mundo como jogador é o Messi ainda. O Neymar está muito próximo. Neymar para mim é melhor jogador de futebol (do que o CR7). Na minha opinião, tem mais coisas a oferecer. O Cristiano Ronaldo também marca diferença. Acho que tem mais talento (o Neymar) e pode crescer, Acho que vai substituir o Messi em 3, 5 anos”

Neymar na seleção
“Acho que o Neymar tem um compromisso com o time, tanto na formação ofensiva e defensiva, não pode pensar só em atacar. Tite faz muito bem em fazer com que os atacantes tenham atribuições defensivas”  

Demissão de Lopetegui
“O presidente (da federação espanhola) tomou uma decisão para mim acertada, não poderia ser diferente. As decisões foram mais do Lopetegui, que não é acertada. Acho que ele é o responsável do ótimo desempenho da Espanha, mas tomou uma decisão que não é correta, você não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo.”

Espanha