Topo

Marrocos

Galã, técnico de Marrocos casou com viúva de treinador lendário na África

Herve Renard, técnico de Marrocos - Jamie Squire - FIFA/FIFA via Getty Images
Herve Renard, técnico de Marrocos Imagem: Jamie Squire - FIFA/FIFA via Getty Images

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

15/06/2018 14h20

Arsène Wenger, Zinedine Zidane e Didier Deschamps são considerados os técnicos franceses de maior grife nos últimos anos, mas nenhum deles conta com o prestígio de Hervé Renard. Pelo menos não em território africano.

Assista ao gol que deu vitória ao Irã sobre o Marrocos

Participando de sua primeira Copa do Mundo, o treinador de Marrocos é tido como um dos melhores técnicos do continente por ter vencido a Copa Africana de Nações com a Zâmbia, em 2012, e Costa do Marfim, em 2015, além de ter feito a equipe do Norte do continente voltar a um Mundial após 20 anos. Além do prestígio dentro de campo, Renard também fez bastante sucesso fora dos gramados.

Zagueiro de pouco sucesso em seu país natal, Renard jogou por sete temporadas no Cannes, antes de passagens por Stade de Vallauris e SC Draguignan, todos times de divisões menores na França. Entretanto, o técnico de 49 anos teve a oportunidade de ver Zinedine Zidane aparecer no Cannes, em 1989, seis anos depois de ter virado jogador profissional.

"Eu particularmente testemunhei a progressão de Zinedine Zidane. Eu era jogador do Cannes quando ele apareceu como um novato, joguei ao lado dele em sua partida de estreia. Ele tinha um caráter impulsivo, que foi traduzido mais tarde no episódio com o Materazzi. Só para dizer que disciplina é importante na evolução de um jogador", comentou Renard, em 2016, pouco depois de assumir o comando do Marrocos.

Renard começou sua carreira como treinador em 1999 pelo Draguignan, logo depois de se aposentar pelo clube. Sem sucesso, o francês largou o futebol e virou dono de uma empresa de coleta de lixo. Entretanto, ele voltou ao futebol em 2004 para trabalhar com Claude Le Roy, na quarta divisão inglesa. Depois de passagens pelo futebol vietnamita e novamente nas divisões inferiores da França, o técnico assumiu a seleção de Zambia em 2008, onde levou a equipe às quartas de final da Copa Africana de Nações. Após passagens discretas por Angola e futebol argelino, o treinador voltou à Zâmbia e comandou a seleção que conquistou o torneio continental em 2012.

No ano seguinte, o francês voltou ao seu país natal, mas foi demitido do Sochaux por não evitar o rebaixamento do clube para a segunda divisão francesa. Renard ainda voltou novamente após ganhar a Copa Africana de Nações por Costa do Marfim, mas sua passagem pelo Lille durou apenas 6 meses. Foi logo depois de deixar o clube que o técnico assumiu Marrocos e conduziu a equipe de volta à Copa.

Vida pessoal agitada

Entretanto, Renard também gera manchetes na África por conta de seu estilo e sua badalada vida pessoal. O técnico é conhecido por usar sempre o mesmo visual nos gramados: camisas brancas de mangas compridas, calças e sapatos azuis. E ele diz que não tem nada a ver com superstição. "Eu sempre senti que eu pareceria um pouco formal e muito sério se me vestisse rigorosamente igual aos outros treinadores".

Conhecido por ser galanteador, o técnico se casou no ano passado com a senegalesa Viviane Awa Dièye. Considerada uma das mulheres mais bonitas do país, a modelo era viúva de Bruno Metsu, técnico que levou Senegal às quartas de final da Copa de 2002.

Pouco depois do casamento, o técnico se declarou à sua amada e ao continente onde faz sucesso. "Na África me sinto livre, acho que não posso terminar minha vida em nenhum outro lugar deste continente", disse, em entrevista.

A derrota para o Irã por 1 a 0 na primeira rodada complica a situação de Marrocos no Grupo B. Para derrubar as favoritas Espanha e Portugal, os torcedores da seleção africana esperam que o técnico remonte a equipe e a transforme em 'zebra'. Mas, caso não tenha sucesso, o Renard ainda seguirá tendo prestígio. Seja em Marrocos ou em qualquer outro país da África.

Marrocos