Topo

Copa 2018

Jornais destacam protagonismo de CR7 em empate: 'Ronaldo vale por três'

Camisa 7 marcou três vezes, e Portugal empatou com a Espanha no fim - Murad Sezer/Reuters
Camisa 7 marcou três vezes, e Portugal empatou com a Espanha no fim Imagem: Murad Sezer/Reuters

Do UOL, em São Paulo

15/06/2018 17h35

Cristiano Ronaldo foi o principal nome dos jornais de Portugal e Espanha após o jogo entre as seleções dos dois países nesta sexta-feira, válido pela primeira rodada do Grupo B da Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

Clique aqui para ver os gols de Portugal 3 x 3 Espanha

Brasil estreia às 15h deste domingo; veja a tabela
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Super-heróis: Marcelo sofreu com 7 a 1 e ganhou peso

Coube ao camisa 7 marcar os três gols lusitanos no empate por 3 a 3 em Sochi – o último, já no fim do jogo, em cobrança de falta quando os espanhóis venciam por 3 a 2. Por conta da atuação, a imprensa de seu país deixou em segundo plano a atuação coletiva da equipe e deu o devido protagonismo ao melhor jogador do mundo na atualidade.

O site do jornal português Público “tirou de campo” dez jogadores em sua manchete e vaticinou: “Espanha marca três, mas Ronaldo também”. “Ronaldo fez um jogo incrível, marcando os três gols da seleção portuguesa na sua estreia neste Mundial frente à Espanha”, analisou.

O tom foi semelhante ao da manchete do jornal esportivo A Bola: “Ronaldo três, Espanha três”. “Portugal estreou na Copa do Mundo de 2018 com um empate a três gols no duelo com a Espanha. Cristiano Ronaldo foi o grande destaque do encontro ao apontar todos os gols da seleção nacional, o último de (tiro) livre direto para evitar a derrota da equipa das Quinas”, destacou.

Ainda em Portugal, o jornal esportivo Record deu destaque ao camisa 7: “Hat-trick de Ronaldo dá empate a Portugal na estreia”. “Seleção nacional saiu na frente, permitiu reviravolta e, à beira do fim, empatou”, escreve o diário em seu site.

No Diário de Notícias, a manchete foi parecida: “Hat-trick de Ronaldo vale empate com a Espanha”. “Um jogo fantástico em que Cristiano Ronaldo marcou três gols, colocando-se já no topo dos melhores marcadores do torneio”, apontou o jornal, que classificou o duelo com a Espanha como “intenso e épico”.

Na Espanha, Cristiano “vale por três” e ofusca Hierro

Na Espanha, Cristiano Ronaldo também foi o grande nome da partida. Acostumados a ver o camisa 7 fazendo gols a favor do Real Madrid, os jornais madrilenos homenagearam o português como adversário.

O site do jornal esportivo AS dizia que “Cristiano vale por três”. “A Espanha foi capaz de buscar o empate duas vezes, mas o hat-trick do madridista equilibrou a superioridade”, apontou a publicação, que destacou o “terrível erro” do goleiro David de Gea no segundo gol lusitano e a “má arbitragem” do italiano Gianluca Rocchi.

O concorrente Marca, por sua vez, fez um trocadilho com outro protagonista da partida: o técnico Fernando Hierro, que fez sua estreia na seleção espanhola. “A Espanha é de ‘Hierro’... Mas Cristiano é de aço”, publicou. Traduzindo do espanhol para o português, hierro é “ferro”.

Nos jornais da Catalunha, acostumados a criticar o astro do Real Madrid, o tom foi discreto. “Cristiano Ronaldo conseguiu igualar o jogo no último suspiro depois que a seleção havia empatado duas vezes”, analisou o Mundo Deportivo. “Cristiano Ronaldo evita a estreia vitoriosa de ‘La Roja’”, manchetou o Sport.

Copa 2018