Topo

Argentina

Messi escreve texto ao povo argentino em jornal: "amo muito meu país"

Messi comemora gol da Argentina sobre o Haiti - Marcelo Endelli/Getty Images
Messi comemora gol da Argentina sobre o Haiti Imagem: Marcelo Endelli/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/06/2018 09h31

Na véspera da estreia na Copa do Mundo da Rússia, o meia-atacante Lionel Messi escreveu um texto publicado no jornal “La Nacion” no qual disse que “amar a Argentina” o fez repensar a ideia de deixar a seleção após a derrota na final da Copa América para o Chile, em 2016. Por isso, ele entrará em campo a partir de sábado (16), contra a Islândia, com o pensamento de dar um título mundial ao país que não vence o Mundial desde 1986. A estreia argentina está marcada para as 10h (de Brasília). 

Brasil estreia às 15h deste domingo; veja a tabela
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Super-heróis: Marcelo sofreu com 7 a 1 e ganhou peso

"Quando eu saí da equipe depois da Copa América nos Estados Unidos, não queria causar mal a ninguém. Eu só queria ajudar, como eu sempre tentei fazer. Depois de perder essa final com o Chile, passou muito sobre minha cabeça. Foram tempos muito difíceis, mas então eu percebi que eu amo muito o meu país, meu povo e esta camisa. Mais uma vez agradeço a todo o meu povo, nas proximidades, e todos aqueles que me apoiaram e continuam apoiando”, disse.

De acordo com o jogador, a vontade de vencer um Mundial pelo seu país é tão grande que ele reafirma que trocaria todos seus prêmios individuais por um título mundial. Assim, ele pretende transferir para a seleção argentina o espírito vencedor que fez o Barcelona chegar ao topo entre os clubes da Espanha. 

“Já disse que trocaria as Bolas de Ouro por um título com a seleção. Não digo isso porque os prêmios não têm valor, mas os coletivos sempre estarão acima dos individuais. Ganhei muito com o Barcelona e a motivação sempre foi a mesma: voltar a ganhar. Irei atrás disso na Rússia. Conquistar uma Copa do Mundo é o máximo para qualquer jogador. Me motiva muito ganhar o Mundial”, completou.

O momento crítico de Lionel Messi na seleção argentina ocorreu após a terceira derrota seguida em finais, na Copa América de 2016, quando disse logo após o vice diante do Chile que não jogaria mais pelo país. Nos dois anos anteriores, o país já havia amargado duas decepções em finais da Copa América (2015) e Copa do Mundo (2014).

Fazendo o balanço deste período, Messi disse que foi difícil curar as feridas, opinou que a Argentina mereceria ter ficado com o título na decisão contra a Alemanha, avaliou como positiva as dificuldades enfrentadas nas Eliminatórias e se vê pronto para liderar a seleção naquela que pode ser a sua última Copa do Mundo.

"Jogar três finais e não ganhar em nenhuma nos fez ter momentos complicados, é verdade. Mas também é verdade que não é fácil chegar às finais, embora eu aceite que na final o importante é vencer. Nós estávamos muito perto da Copa contra a Alemanha. Eu acho que merecíamos vencer esse jogo. É difícil estar tão perto e não conseguir, perder, por isso nos machuca muito. Mas eu acho que no Brasil nós aprendemos a jogar partida a partida, e eu sinto que agora também temos que ter essa mentalidade, a de ir passo a passo”, escreveu.

“Nestes quatro anos, experimentamos mudanças importantes na seleção. Além disso, foi muito difícil para nós nos qualificarmos para a Rússia, só conseguimos no último jogo em Quito. Mas saiba que chegamos a Moscou muito tranquilos e com entusiasmo, ansiosos para começar. Estávamos nos preparando muito bem nessas semanas. Temos grandes jogadores e vamos lutar em todos os jogos. Eles me perguntam se será minha última Copa do Mundo e eu não sei. Eu não penso sobre isso agora. Certamente vai depender de como vamos neste mês, como terminaremos no torneio”, completou.

Assim, ele acredita que, apesar das dificuldades de uma Copa, todo o processo nos últimos quatro anos pode ajudar no aprendizado. "Chego bem para a Rússia. Obviamente, as experiências anteriores nos ajudarão desta vez. Temos jogadores muito bons e a experiência de ter chegado longe na última Copa do Mundo. Eu imagino um campeonato consistente, é por isso que precisamos do nosso melhor nível para poder competir contra cada adversário". 

Argentina