Topo

Espanha

'Rainha das Copas', Shakira se afasta e pode nem ir à Rússia

AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS
Imagem: AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

15/06/2018 04h00

Se a Copa do Mundo tivesse uma dona, ela provavelmente seria Shakira. A estrela colombiana esteve em três edições seguidas desde 2006, com direito a participação em cerimônias de abertura e encerramento, além de lançamentos dos hits ‘Waka Waka’ e ‘La La La’. Desta vez, no entanto, a 'Rainha das Copas' se mantém longe da competição e pode nem ir à Rússia no período do Mundial.

Brasil estreia às 15h deste domingo; veja a tabela
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Super-heróis: Marcelo sofreu com 7 a 1 e ganhou peso

Shakira está em meio à turnê “El Dorado” e tem shows marcados ao longo dos próximos cinco meses – incluindo dois no Brasil, em outubro. Durante o período do Mundial, serão 15 apresentações em diversos países europeus, em média um a cada dois dias. A turnê está rodando por países da Europa Ocidental (Alemanha, França, Espanha…), de modo que o deslocamento para a Rússia seria extremamente apertado. Daí que a estrela pop de maior sucesso nas últimas Copas pode nem dar as caras na Rússia.

Durante a primeira fase da Copa, por exemplo, os compromissos de Shakira coincidem com as datas dos jogos da Espanha, seleção defendida por seu marido Gerard  Piqué. A equipe encara Portugal nesta sexta-feira (15), em Sochi; na quarta (20) pega o Irã em Kazan; e no dia 25 enfrenta o Marrocos em Kaliningrado. Nas três ocasiões a cantora tem shows no mesmo dia ou na noite anterior. Durante o mata-mata, a turnê segue no mesmo ritmo: shows em todos os dias das oitavas, quartas e semifinais.

A cantora fez falta na cerimônia de abertura, nesta quarta-feira (14). Nem a música oficial 'Live It Up' nem a apresentação do cantor britânico Robbie Williams foram unanimidade. Internautas pediram a 'volta de Shakira' nas redes sociais, e o termo 'Waka  Waka' ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter.

O clamor, porém, dificilmente será atendido. Uma apresentação oficial no encerramento da Copa é improvável, ainda que a agenda de Shakira permita. Questionada no ano passado sobre a possibilidade, ela despistou. “Acho que não. As pessoas me veriam e diriam ‘ela outra vez aqui?’”, brincou na ocasião. No entanto, a turnê lhe dá três semanas livres a partir de 13 de julho, dois dias antes da final da Copa do Mundo. Será que ela vai?

Shakira e a Copa do Mundo

Shakira em 2010 - Jamie Squire/FIFA/Getty Images - Jamie Squire/FIFA/Getty Images
Imagem: Jamie Squire/FIFA/Getty Images
A vida pessoal de Shakira está costurada aos ciclos de Copa do Mundo. Além do sucesso imediato na Copa de 2010, na qual cantou na abertura e no encerramento, foi durante a produção do clipe oficial de Waka Waka que ela e Piqué se conheceram e se apaixonaram. Casaram-se e tiveram dois filhos: Milan e Sasha.

Profissionalmente, participou do encerramento da Copa de 2006 com ‘Hips Don’t Lie’. Quatro anos depois conquistou o mundo com Waka Waka, canção que embalou o Mundial da África do Sul do início ao fim. Em 2014, Shakira lançou ‘La La La’ com Carlinhos Brown e voltou a estar sob os holofotes do Mundial. Tanto que a Fifa acatou o apelo popular, incluiu a música no álbum oficial do torneio e a convidou para o encerramento da competição.

Espanha