Topo

Copa 2018

Ballack vê Brasil, França, Espanha e Alemanha como favoritas ao título

Ex-jogador ainda criticou ausência de Leroy Sané na seleção alemã - Justin Setterfield/Getty Images
Ex-jogador ainda criticou ausência de Leroy Sané na seleção alemã Imagem: Justin Setterfield/Getty Images

Jorge Peris

Da EFE, em Kazan (Rússia)

16/06/2018 20h51

O ex-meia alemão Michael Ballack afirmou que espera que a Alemanha chegue "pelo menos às semifinais" na Copa do Mundo de 2018, criticou a decisão do técnico Joachim Löw de deixar o atacante Leroy Sané fora da lista de convocados e apontou Brasil, França, Espanha e a própria seleção alemã como favoritas ao título na Rússia.

Brasil estreia às 15h deste domingo; veja a tabela
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Super-heróis: Marcelo sofreu com 7 a 1 e ganhou peso

Em entrevista dada neste sábado à Agencia Efe, Ballack, que pela Alemanha disputou as Copas de 2002 e 2006, mas não disputou a final da primeira, contra o Brasil, por ter que cumprir suspensão, não poupou elogios à atual geração da 'Mannschaft'.

"É a melhor equipe que tivemos na história. Perdemos alguns líderes, alguns jogadores importantes, depois do último torneio, e tivemos que substituí-los. No entanto, acho que contamos com nomes como (Manuel) Neuer, (Mats) Hummels e (Thomas) Müller que deram um passo à frente e adotaram esse papel", argumentou.

O ex-jogador disse discordar da decisão de Löw de não levar para a Copa o atacante Sané, que ganhou o prêmio de melhor jogador jovem da última temporada do Campeonato Inglês.

"Me surpreendeu que tenha deixado fora um jogador da sua qualidade, e que alguém que teve uma grande temporada na Inglaterra, mostrando serviço em um clube com grandes expectativas. Ele provou que pode jogar no mais alto nível, mesmo que não tivesse tido na seleção o mesmo desempenho que apresentou no Manchester City. Mas, na minha opinião, é um processo normal", comentou.

"Ele é um jogador jovem e chega a uma seleção alemã muito bem-sucedida, com hierarquia, e na qual o técnico confia nos seus jogadores. Mas o trabalho dele (Löw) é trazer jogadores novos, jovens, e Leroy é o exemplo perfeito. Para mim, poderia ter um grande impacto na Copa. Gostaria de vê-lo, mas só Löw pode entender por que não o levou", acrescentou.

Mas a ausência de Sané não é capaz de tirar o otimismo de Ballack com a Alemanha. Para ele, a seleção tetracampeã mundial pode chegar tão longe no torneio quanto conseguiu no Brasil.

"Sim, pelo menos às semifinais. Pelo menos. Se você olhar os possíveis cruzamentos a partir das oitavas e vir quem poderíamos enfrentar... Inglaterra e Espanha estão do outro lado da chave, e é preciso ter cuidado com o Brasil, mas acredito que podemos ganhar o título", declarou.

Mesmo apontando a Alemanha como forte candidata, Ballack também vê rivais à altura na disputa pelo título.

"Vejo a Espanha muito forte. Já a enfrentamos no amistoso antes da Copa (empate em 1 a 1). Os clubes espanhóis provaram estar em um grande nível nos últimos anos, e nesta temporada ganharam as duas competições europeias. Continua sendo uma grande seleção, com muita ambição, inclusive após ganhar três torneios consecutivos (Eurocopas de 2008 e 2012 e a Copa do Mundo de 2010). Sofreram uma queda recentemente, mas agora estão outra vez em seu melhor nível", disse

"Para mim, os quatro grandes, aqueles que poderíamos dizer que são os grandes favoritos, são Brasil, França, Espanha e Alemanha. Estes quatro lutarão pelo título", sentenciou.

Copa 2018