Topo

França

Mídia internacional destaca VAR e má atuação da França contra a Austrália

Do UOL, em São Paulo

16/06/2018 09h40

O uso do VAR (árbitro de vídeo, em inglês) e o placar apertado repercutiram nos principais veículos de mídia e jornais esportivos do mundo, após a vitória da França contra a Austrália por 2 a 1 pelo grupo C neste sábado (16), no estádio Olímpico de Sochi.

Brasil estreia às 15h deste domingo; veja a tabela
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Super-heróis: Marcelo sofreu com 7 a 1 e ganhou peso

Clique aqui para ver os gols de França 2 x 1 Austrália.

O jogo entre as equipes marcou o primeiro uso do VAR em Copas do Mundo, que foi usado para sinalizar o pênalti do qual veio o primeiro gol francês. No segundo, após os australianos empatarem, o juiz usou o recurso eletrônico para verificar que a bola entrou depois de finalização de Pogba.

“¡Que VARbaro!”, escreveu na manchete do site do esportivo Olé, da Argentina. O título era uma brincadeira entre a sonoridade da letra V em espanhol, que soa como o B em português, e a palavra bárbaro. “Significou a estreia de um dos candidatos a ganhar o Mundial e também o da tecnologia”, detalhou o diário.

“O VAR já funciona: decisivo para a vitória da França”, publicou o espanhol Marca na internet. Para a emissora BBC, porém, o uso da tecnologia foi polêmico. “Gol tardio de Pogba dá para a França vitória sobre a Austrália depois de controversa com VAR”, afirmou a rede de televisão da Grã-Bretanha no seu site.

Na Alemanha, a revista Dier Spiegel disse: “A França ganha graças à evidência de vídeo e tecnologia de linha de meta.” O jornal Kicker, por sua vez, afirmou que a seleção azul venceu por obra do acaso: “Árbitro de vídeo, pênalti, Pogba: França ganha na sorte.”

Entre os franceses, o destaque foi para o jogo difícil e a atuação pouco convincente da equipe na estreia. “Foi difícil”, manchetou a página do jornal L’Equipe. O título do Le Monde foi no mesmo tom: “Os azuis sofrem, mas vencem o primeiro jogo.”

França