Topo

Copa 2018

Nem precisou de VAR. Árbitro brasileiro tem estreia segura na Copa de 2018

Croácia x Nigéria teve Sandro Meira Ricci como árbitro; Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Van Gasse foram os auxiliares - AFP PHOTO / OZAN KOSE
Croácia x Nigéria teve Sandro Meira Ricci como árbitro; Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Van Gasse foram os auxiliares Imagem: AFP PHOTO / OZAN KOSE

Do UOL, em São Paulo

16/06/2018 17h53

A partida Croácia 2 x 0 Nigéria foi a primeira da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, com arbitragem brasileira. Coube a Sandro Meira Ricci apitar a vitória croata em Kaliningrado neste sábado, tendo como auxiliares os compatriotas Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Van Gasse.

Copa-2018: Assista aos gols de Croácia 2 x 0 Nigéria
Brasil estreia às 15h deste domingo; veja a tabela

Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Super-heróis: Marcelo sofreu com 7 a 1 e ganhou peso

Mas os brasileiros em ação tiveram uma partida tranquila na estreia em gramados russos, em um dia marcado pela atuação do árbitro auxiliar de vídeo (VAR) nos jogos França 2 x 1 Austrália e Peru 0 x 1 Dinamarca. A principal intervenção de Ricci veio no segundo tempo, na marcação de um pênalti a favor dos croatas.

No primeiro tempo, o jogo pouco exigiu do trio. Aos 32 min, a seleção croata abriu o placar em uma sequência de bolas desviadas. O gol acabou creditado ao nigeriano Oghenekaro Etebo, contra.

Já no segundo tempo, Marcelo Van Gasse deu sinal verde para o cruzamento de Ivan Perisic pela esquerda para Ante Rabic aos 10 min. Em condição legal, o camisa 18 escorou na área, mas mandou por cima e perdeu a chance de ampliar a vantagem balcânica.

A principal exigência à arbitragem veio aos 25 min do segundo tempo, em escanteio pela esquerda do ataque croata. Na área, William Troost-Ekong agarrou Mario Mandzukic – pênalti, que Ricci apitou. Troost-Ekong recebeu o cartão amarelo, e Luka Modric converteu: 2 a 0.

Curiosamente, embora o trio brasileiro tenha feito sua primeira partida na Copa do Mundo de 2018, Sandro Meira Ricci já tinha atuado na competição. Coube a ele a função de quarto árbitro em Rússia 5 x 0 Arábia Saudita, jogo de abertura do torneio.

A Fifa ainda não escalou novos jogos para os três no Mundial. No entanto, os brasileiros só devem voltar a arbitrar uma partida a partir de terça-feira (19), quando começa a segunda rodada da fase de grupos.

Copa 2018