Topo

Argentina

Um dia após show de Ronaldo, Messi fecha jogo ruim com bico para torcida

Rodrigo Mattos e Marcel Rizzo

Do UOL, em Moscou (Rússia)

16/06/2018 12h08

Foram 11 finalizações ao todo de Messi no empate por 1 a 1 contra a Islândia, disparado o jogador que mais concluiu a gol. A eficiência, no entanto, esteve longe do seu hábito. Nenhuma delas teve a precisão necessária para superar o goleiro Halldorsson. Nem mesmo quando chutou da marca penal.

Assista aos gols de Argentina 1 x 1 Islândia

Um desempenho bem diferente do de Cristiano Ronaldo diante da Espanha na sexta-feira. O português fez gol com bola rolando, de pênalti e de falta.

A diferença entre os dois foi maior do que os números. Messi jogou encaixotado por uma Islândia marcadora desde o início. Em volta dele, em certos momentos, havia até quatro jogadores. No mínimo, dois estavam ao seu lado durante a maior parte do tempo. Os europeus aproximaram bastante suas linhas de marcação para não conceder ao argentino seu espaço preferido para jogar: entre o meio e a defesa rivais. Havia pouca ajuda sul-americana.

O início de Messi foi até promissor: foram duas arrancadas no primeiro tempo que resultaram em conclusões para a defesa do goleiro Halldorson. Parecia que calibrava sua pontaria. Ao mesmo tempo, proporcionava os melhores passes a seus companheiros, que nem sempre correspondiam. A exceção era Aguero.

O bloqueio islandês, no entanto, parecia desgasta-lo aos poucos. Não faltava luta, ele insistia nas jogadas pelo meio, nas tabelas. Mas as jogadas eram travadas e as conclusões, mascadas. Foi um lançamento seu que encontrou Mezza livre para sofrer um pênalti na área, já no segundo tempo.

A cobrança não foi nem no ângulo, nem rasteira. O salto de Halldorson foi certeiro para evitar o gol. A penalidade está longe de ser uma especialidade do craque argentino. A partir daí, a irritação tomou conta de Messi. Insistia demais nos dribles, errava passes fáceis, mas não desistia. Foram três cobranças de falta, sua especialidade, nenhuma bem feita.

Em um dos últimos lances do jogo, ele teve uma chance de redenção, muito parecida com a de Ronaldo. Uma falta na entrada da área, de frente para o gol. Enquanto seu rival acertou a sua com classe em empatou um difícil jogo com a Espanha em 3 a 3, o argentino acertou mais uma cobrança na barreira dos altos islandeses.

Irritadíssimo, Messi deu seu último chute no gramado segundos depois. Uma bicuda para arquibancada.

Argentina