Topo

Após derrota, alemães de São Paulo dizem que vão torcer para o Brasil

Alemães Ulrich Garvert (esquerda) e Peter Berkenheide na Vila Madalena, em São Paulo, torcendo na derrota alemã e no jogo do Brasil contra a Suíça - Adriano Wilkson/UOL
Alemães Ulrich Garvert (esquerda) e Peter Berkenheide na Vila Madalena, em São Paulo, torcendo na derrota alemã e no jogo do Brasil contra a Suíça Imagem: Adriano Wilkson/UOL

Adriano Wilkson

Do UOL, em São Paulo

17/06/2018 14h52

Um grupo de nove alemães que assistia a Alemanha x México vestiu camisetas da seleção brasileira depois da derrota (1 a 0) dos atuais campeões mundiais na estreia da Copa do Mundo da Rússia, neste domingo.

No bar Pasquim, na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, as torcidas internacionais reeditaram o clima de confraternização mundial vivido há quatro anos, quando o bairro virou o epicentro da festa da Copa na cidade.

Ulrich Garvert, de 25 anos, acredita que sua seleção não terá problema para se classificar às oitavas de final, mesmo com a derrota. Apesar de ter ouvido provocações bem-humoradas de dezenas de brasileiros, ele afirmou que vai torcer pelo Brasil na Copa. "Eu moro aqui, adoro este país. Quero que tanto Alemanha quanto Brasil avancem", disse ele, em português fluente.

Depois de sofrer durante toda a partida contra o México, o alemão se despiu da camiseta branca germânica e exibiu uma amarela brasileira. Foi seguido por seus amigos, que ignoraram a recente rivalidade entre os dois países e foram assistir ao jogo ao lado de brasileiros e empunhando bandeiras dos dois países.

Após derrota, alemães de São Paulo dizem que vão torcer para o Brasil - Adriano Wilkson - Adriano Wilkson
Imagem: Adriano Wilkson

No país há dois anos, Ulrich disse que os brasileiros já deveriam ter superado o trauma do último Mundial. "Sempre que eu pego Uber e digo que sou alemão, a pessoa fala: 'Ahh... alemão... 7 a 1'. Não entendo como os brasileiros ainda não esqueceram isso", disse ele. "Já foram quatro anos!"

Já seu amigo Peter Berkenheide, também de 25 anos, afirmou torcer para que Alemanha e Brasil não se enfrentem em 2018. "Assim o negócio do 7 a 1 vai permanecer", afirmou ele, rindo. "O Brasil pode até ser campeão. Desde que não ganhe da Alemanha." De acordo com o chaveamento da Copa, as duas seleções podem se enfrentar já nas oitavas.

Os alemães encararam com bom humor as provocações dos brasileiros neste domingo. Um dos memes que se popularizaram após a humilhante derrota em casa já entrou no vocabulário deles: "Sempre escuto por aí a frase 'Todo dia um 7 a 1 diferente'", afirmou Peter.

Após o gol que garantiu a vitória do México, um brasileiro puxou o celular e fez um vídeo ao lado dos europeus gritando: "Chupa, Alemanha!"

Torcedores brasileiros e mexicanos gritaram olé a cada toque na bola do México e, ao final, da partida todos celebraram o resultado. Menos os europeus.

Mexicanos na Vila Madalena - Adriano Wilkson/UOL - Adriano Wilkson/UOL
Imagem: Adriano Wilkson/UOL

Mexicanos gritam olé e creem que vingaram Brasil

Do lado da torcida mexicana no bar paulista, o sentimento era de surpresa diante da vitória sobre os tetracampeões. Cerca de vinte deles cantaram olé e apoiam a seleção com ajuda dos brasileiros. Alguns se disseram satisfeitos por "vingar" o 7 a 1 da Copa de 2014. "Nosso jeito de torcer é muito parecido com o do brasileiro, por isso nos identificamos tanto", afirmou a nutricionista Sofia Riveros, que vive há quatro anos no Brasil.