Topo

Copa 2018

Golaço de falta faz Sérvia vencer Costa Rica na abertura de grupo do Brasil

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/06/2018 10h54

O grupo do Brasil na Copa do Mundo de 2018 foi aberto neste domingo (17), e com vitória da Sérvia. Em partida disputada na cidade de Samara, a seleção europeia controlou boa parte do duelo, mas dependeu de uma bela cobrança de falta de Kolarov para fazer 1 a 0 na Costa Rica e largar em vantagem na disputa por uma das duas vagas da chave E para as oitavas de final do Mundial.

Assista ao gol de Costa Rica 0 x 1 Sérvia

A Sérvia ditou o ritmo, controlou o meio-campo e criou oportunidades. No entanto, somente após o chute de Kolarov aos 11 min da etapa final, a equipe europeia adquiriu a tranquilidade necessária para minar de vez o jogo dos costarriquenhos. O time da Concacaf, aliás, apenas justificou a desconfiança de torcedores e mídia local, incomodada pelos resultados em amistosos recentes.

Uma das grandes surpresas da Copa de 2014 no Brasil, quando caiu apenas nas quartas de final, a Costa Rica enfrentou dificuldades para criar e aceitou passivamente a postura sérvia de diminuir o ritmo da partida. Mesmo com Bryan Ruiz e Joel Campbell em campo, o destaque ficou para Keylor Navas – o goleiro do Real Madrid evitou uma derrota ainda pior.

Derrotados na estreia, os costarriquenhos encaram o Brasil no próximo dia 22 em busca de recuperação. A Sérvia, na mesma data, encara a Suíça.

Quem foi bem: Kolarov

Kolarov Sérvia - Getty Images - Getty Images
Em bela cobrança de falta, Kolarov anotou o único gol da partida de abertura do grupo E
Imagem: Getty Images

Seguro na defesa, decisivo no ataque. O lateral-esquerdo Kolarov sai de Samara como o grande herói da primeira vitória sérvia em Mundiais desde o 1 a 0 sobre a Alemanha, em 18 de junho de 2010. Presente no triunfo sobre os alemães há praticamente oito anos, o hoje camisa 11 anotou um golaço de falta para definir o resultado na abertura do grupo E da Copa do Mundo.

Quem foi mal: Ureña

A Costa Rica se retraiu conforme a Sérvia se sentiu mais à vontade no gramado de Samara. Mesmo quando acuava o rival europeu, basicamente nos primeiros 20 min de partida, a referência ofensiva escalada por Óscar Ramírez se perdia em meio aos zagueiros sérvios. Ureña teve atuação apagada e acabou substituído por Campbell no segundo tempo.

Milinkovic-Savic se apresenta à Copa

Milinkovic-Savic Sérvia Costa Rica - Stu Forster/Getty Images - Stu Forster/Getty Images
Milinkovic-Savic foi um dos destaques da Sérvia na partida deste domingo contra a Costa Rica
Imagem: Stu Forster/Getty Images

Tratado como um dos jogadores mais valorizados do futebol europeu pela boa temporada com a camisa da Lazio, o meio-campista Milinkovic-Savic se apresentou pela primeira vez em uma competição do tamanho de uma Copa do Mundo. Campeão mundial sub-20 em 2015, quando ficou com a bola de bronze da competição, o jogador de apenas 23 anos teve atuação irregular diante dos costarriquenhos, alterando bons e maus momentos na estreia sérvia. Fica de lembrança o lance acrobático ocorrido no primeiro tempo: uma bicicleta defendida por Navas.

Costa Rica apela para destaque de 2014

Acuados desde a metade do primeiro tempo pelo maior volume sérvio, os costarriquenhos apelaram para um velho conhecido, a fim de modificar a dinâmica da partida. Um dos destaques da campanha histórica do país em 2014, Joel Campbell entrou na metade da etapa final, mas em pouco colaborou. A segura defesa da equipe europeia sustentou a vantagem diante de um rival envelhecido e com sérios problemas na transição da defesa para o ataque.

Bola parada resolve

Navas defesa Costa Rica Sérvia - Getty Images - Getty Images
Navas tentou, mas a bela batida de Kolarov passou pelo goleiro do Real Madrid
Imagem: Getty Images

A Sérvia dominava a Costa Rica. No entanto, erros no último passe antes da finalização minavam o poder ofensivo da equipe europeia, que precisou da bola parada para, enfim, abrir o placar. Aos 11 min da etapa final, Kolarov cobrou falta com precisão e força suficiente para superar Keylor Navas. Um belo chute para anotar o primeiro gol em Samara.

Ninguém jogou mais do que Ivanovic

Ivanovic Sérvia - Maddie Meyer/Getty Images - Maddie Meyer/Getty Images
Neste domingo, o lateral Ivanovic (camisa 6) se tornou o atleta com mais partidas da história da seleção sérvia
Imagem: Maddie Meyer/Getty Images

A partida deste domingo serviu para decretar um novo recorde para a seleção sérvia. O lateral Ivanovic completou o seu 104º jogo pela equipe nacional e se tornou o atleta que mais representou o país na história. O ex-jogador do Chelsea ultrapassou o ex-meia Dejan Stankovic, que atuou nas Copas do Mundo de 1998 (Iugoslávia), 2006 (Sérvia e Montenegro) e 2010 (já como Sérvia).

Clima quente e VAR

O duelo esquentou no fim. Já nos acréscimos, um membro da comissão técnica da Costa Rica segurou a bola e irritou o volante Matic. Imediatamente, jogadores do banco de reservas da equipe latina tiraram satisfação com o meio-campista do Manchester United, que foi afastado pelos outros sérvios. Minutos depois, a arbitragem usou o árbitro de vídeo para verificar uma entrada de Prijovic, que acabou absolvido apenas com o cartão amarelo.

FICHA TÉCNICA
COSTA RICA 0 x 1 SÉRVIA

Local: Arena Samara, em Samara (Rússia)
Data: 17 de junho de 2018 (domingo)
Horário: 9h (de Brasília)
Público: 41.432 pessoas
Árbitro: Maland Diedhiou (Senegal)
Assistentes: Djibiril Camara e El Hadji Samba (ambos do Senegal)
Cartões Amarelos: Calvo e Guzmán (Costa Rica); Ivanovic e Prijovic (Sérvia)

Gols:
SÉRVIA: Kolarov, aos 11min do 2º tempo

COSTA RICA: Navas; Gamboa, Acosta, González, Duarte e Calvo; Venegas (Bolaños), Guzmán (Colindrez), Borges e Bryan Ruiz; Ureña (Campbell).
Técnico: Óscar Ramírez.

SÉRVIA: Stojkovic; Ivanovic, Milenkovic, Tosic e Kolarov; Matic e Milivojevic; Tadic (Rukavina), Milinkovic-Savic e Llajic (Hostic); Mitrovic (Prijovic).
Técnico: Mladen Krstajic.

Copa 2018