Topo

Copa 2018

Jogadores do Brasil reclamam de falta em gol da Suíça e ficam pedindo VAR

Jogadores do Brasil ficaram reclamando de falta de Zuber em Miranda no gol da Suíça - Reprodução/SporTV
Jogadores do Brasil ficaram reclamando de falta de Zuber em Miranda no gol da Suíça Imagem: Reprodução/SporTV

Do UOL, em São Paulo

17/06/2018 16h15

Jogadores do Brasil ficaram reclamando do gol marcado pela Suíça no início do segundo tempo, neste domingo (17), na estreia da equipe na Copa do Mundo. Apontando um empurrão de Zuber sobre Miranda, alguns atletas pediram a revisão do árbitro de vídeo (VAR, na sigla em inglês), mas o juiz mexicano César Ramos não atendeu.

Clique aqui para ver os gols de Brasil 1 x 1 Suíça

Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Super-heróis: Marcelo sofreu com 7 a 1 e ganhou peso

No lance, Zuber coloca as mãos nas costas de Miranda antes de a bola chegar, e sobe sozinho para cabecear para as redes de Alisson. O Brasil havia aberto o placar no primeiro tempo com um lindo gol de fora da área de Philippe Coutinho.

Galvão se revolta com arbitragem

Na transmissão da TV Globo, o narrador Galvão Bueno também ficou revoltado com a não utilização do recurso da tecnologia.

"Foi falta! Foi falta clara. Porque ele (árbitro) não olhou? Ele tem que olhar! É a desmoralização do árbitro de vídeo! Ninguém avisou para ele? Ele tem que olhar, Arnaldo, foi falta", esbravejou.

O comentarista de arbitragem Arnaldo Cezar Coelho concordou. "Foi falta, o Miranda foi claramente empurrado. Gol ilegal. Todo mundo viu, todo mundo apontou para ele ver", disse.

Depois, Galvão voltou à carga. "Por que o italiano lá (Paolo Valeri, árbitro de vídeo) não avisou que teve problema? Ninguém avisou para ele (o juiz de campo), mas ninguém lá no VAR viu? Ele quis começar o jogo logo, porque ninguém avisou ele que teve falta".

Na transmissão da Fox Sports, o ex-árbitro e agora comentarista Carlos Alberto Simon não viu irregularidade no gol da Suíça. "Houve a disputa por espaço, para mim não caracterizou bem um empurrão no Miranda, ele não pulou na bola. O jogador pulou e estava afastado um metro, portanto, o árbitro agiu corretamente", afirmou.

Suposto pênalti também cria polêmica

Minutos após o empate suíço, Gabriel Jesus se enroscou com Akanji dentro da área, e o Brasil pediu pênalti. Na Fox  Sports, Simon criticou a não marcação da falta. "Pênalti claríssimo. Ele [Gabriel Jesus] deu um giro em cima do zagueiro. Quando vai bater na bola, é abraçado, puxado pelo defensor. Pênalti claríssimo. Errou a arbitragem em não apontar para a marca da cal", opinou.

Copa 2018