Topo

Marta: "Juiz prejudicou, mas eu esperava mais da seleção brasileira"

Zuber faz de cabeça e empata o jogo da Suíça contra o Brasil na Copa - Andrew Medichini/AP Photo
Zuber faz de cabeça e empata o jogo da Suíça contra o Brasil na Copa Imagem: Andrew Medichini/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

18/06/2018 11h59

A estrela da seleção feminina e eleita cinco vezes melhor do mundo, a atacante Marta disse nesta segunda-feira (18) que a arbitragem prejudicou Brasil no empate por 1 a 1 com Suíça. Ela também afirmou, entretanto, que esperava uma atuação mais consistente da equipe na estreia na Copa do Mundo no domingo (17).

Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

A jogadora fez as declarações em artigo publicado no jornal britânico The Guardian, convidada para analisar a atuação do time brasileiro no Mundial. No texto, em inglês, Marta ainda destacou a forte marcação da equipe europeia.

“Os suíços pegaram Neymar com muita força durante o jogo e dificultaram sua atuação”, escreveu. Segundo afirmou, a forte pressão sobre o brasileiro frustrou e prejudicou o desempenho do craque.

“O juiz não ajudou tampouco”, acrescentou. Para a jogadora, Miranda sofreu falta no gol suíço, e o replay do lance mostrou claramente que houve infração. Ela ainda criticou a não marcação de pênalti sobre Gabriel Jesus no segundo tempo.

“Nos dois casos, o VAR (árbitro assistente de vídeo, na sigla em inglês) não foi usado para o árbitro fazer a revisão da jogada. Por que, como no tênis, o lado prejudicado não pode pedir pela revalidação de uma decisão?”, questionou.

Ela disse que o Brasil foi superior em campo. No entanto, admitiu que, devido ao preparo que a seleção teve antes do início da Copa do Mundo, a atuação foi inferior às expectativas. “Eu esperava mais. Mas foi apenas o primeiro jogo do torneio e acredito que haverá recuperação na sexta-feira (22) contra a Costa Rica.”

“Para ser justa com o Brasil, nós não fomos os únicos favoritos que falharam em atender ao esperado na estreia.”

De acordo com Marta, muitas seleções consideradas sem tradição no futebol surpreenderam na primeira rodada do Mundial. A principal delas, para a jogadora, foi a Islândia, que empatou por 1 a 1 com a Argentina no sábado (16).

Ela lembrou, porém, que a seleção do país vinha bem desde a Eurocopa de 2016, quando também ficou no 1 a 1, na estreia com Portugal. “Talvez não deveríamos estar tão surpresos.”

“Em ambas as ocasiões, o estilo de jogo deles foi muito parecido — uma defesa bem organizada que tenta agredir os adversários e fazer gols nas bolas parada, embora pareçam mais flexíveis”, concluiu.

O Brasil volta à campo pelo grupo E contra a Costa Rica na sexta, às 9h (horário de Brasília) no estádio de São Petesburgo. A seleção é a segunda colocada da chave, atrás da Sérvia, que venceu na estreia por 1 a 0. A Suíça está em terceiro, segundo critérios de desempate, e os costa-riquenhos são os últimos.