Topo

Autor de mensagens a jogadores estudou perfis e explica ideia de "preleção"

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

18/06/2018 04h00

O que você faria para incentivar os jogadores da seleção brasileira antes da estreia na Copa do Mundo? O publicitário Diogo Lombardi, 23, decidiu usar seu Instagram. Um dia antes do duelo contra a Suíça, ele mandou mensagens humoradas para os 11 titulares do Brasil. E elas viralizaram.

Clique aqui para ver os gols de Brasil 1 x 1 Suíça

- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual
- O hexa vem dessa vez? O que os videntes preveem para o Brasil no Mundial?
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil

A repercussão da brincadeira surpreendeu Lombardi. De acordo com ele, a ideia surgiu de um grupo de amigos e tinha como objetivo apenas incentivar o goleiro Alisson. “A gente tem um grupo de amigos e ficamos comentando o tempo todo. Aí eu falei: ‘vou mandar uma mensagem para o Alisson, ele precisa focar, foi pouco testado nos amistosos'".

A preocupação inicial era com Alisson, mas logo ele decidiu escrever também para Danilo, titular com menos tempo de seleção com Tite. No fim, veio a decisão: mandar para todos os titulares. “Pensei em mandar para os 23 convocados, mas aí eu tinha que estudar, achei melhor não”.

Mas o que mandar para cada atleta? Para conseguir a resposta para essa pergunta, Lombardi se inspirou na série de reportagens especiais feitas pelo “Jornal Nacional” com cada um dos jogadores. “Eu vi as reportagens sobre eles e falei: esses precisam de uma motivação extra”, completou.

As mensagens tiveram diversos temas. Para Miranda, Lombardi pediu para que o zagueiro batesse na própria cara e respondesse “quem é o cachorrão?”. Já para Neymar a orientação era simples: o menor número de movimentos possíveis antes da partida. “Não desce escada, não pega nada em locais altos. Não acende fogão. Não toma suco em copo de vidro. Não fica perto de nada pontudo. Não atravessa a rua”.

Apesar do incentivo, a estreia da seleção brasileira ficou aquém do esperado, já que os comandados de Tite ficaram no empate por 1 a 1 com a Suíça.

Mensagem Neymar - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Mensagem para Casemiro - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Mensagem Alisson - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Mensagem Marcelo - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Mensagem Jesus - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Mensagem Miranda - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Mensagem Danilo - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Mensagem Coutinho - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Mensagem Willian - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Mensagem para Paulinho - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Mensagem Thiago Silva - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução