Topo

Alemanha

Alemanha antecipa viagem para treinar em lugar preferido de técnico Low

Joachim Low comanda treino em Vatutinik: treinador queria Sochi - AFP / Patrik STOLLARZ
Joachim Low comanda treino em Vatutinik: treinador queria Sochi Imagem: AFP / Patrik STOLLARZ

Marcel Rizzo

Do UOL, em Vatutinki (Rússia)

19/06/2018 09h18

A Alemanha vai deixar sua base na Copa-2018 em Vatutinki, a 30 km de Moscou, e treinará por dois dias a mais que o usual na cidade em que jogará pela segunda rodada da primeira fase do Mundial: em Sochi, onde, no sábado (23), enfrenta a Suécia.

O confronto será importante, já que os alemães estrearam com derrota para o México no Grupo F, domingo, por 1 a 0. A decisão de antecipar a viagem já estava tomada antes do tropeço, mas é um afago da direção da federação ao técnico Joachim Low, que gostaria de ter fixado base em Sochi, e não próximo a Moscou.

Manuel Neuer chega à sala de entrevistas para falar sobre mau momento da Alemanha - Axel Schmidt/Reuters - Axel Schmidt/Reuters
Manuel Neuer chega à sala de entrevistas para falar sobre mau momento da Alemanha
Imagem: Axel Schmidt/Reuters
O elenco, que teve diversas reuniões após perder para o México, também gostou da mudança de concentração temporária, segundo o goleiro e capitão da equipe Manuel Neuer.

"Estamos ansiosos para chegar em Sochi e ter uma mudança de cenário. Acho que muitos de nós gostaríamos de enfrentar a Suécia imediatamente após essa derrota para o México, no mesmo dia se fosse possível", disse Neuer.

Nesta terça, a delegação já embarca no fim da tarde (horário local - fim da manhã no Brasil). Treina por lá quarta e quinta, em um dos campos que a Fifa oferece nas cidades-sedes para as seleções. Na sexta, véspera da partida, pode reconhecer o estádio, e Low e mais um jogador concedem a entrevista oficial, também no palco da partida contra os suecos.

É pouco usual esse movimento na primeira fase da Copa. Normalmente, os times só viajam dois dias antes do jogo, não quatro como os alemães farão. A Argentina, por exemplo, que joga quinta (21) contra a Croácia em Nizhny Novgorod, sairá de sua base próxima a Moscou somente um dia antes, e porque a Fifa obriga que o técnico fale no estádio onde ocorrerá a partida -- os argentinos optaram por não reconhecer nenhum campo em que atuarão.

Pelo regulamento da Copa, as seleções precisam manter sua base inicial até o fim da primeira fase ao menos, mas o movimento alemão não é ilegal já que após a estreia em Moscou, no domingo, a delegação voltou a Vatutinki, fez dois treinos por lá (segunda e terça) e ao menos um jogador concedeu entrevista na base.

A opção por montar o QG em uma cidade próxima a Moscou foi da direção da federação alemã, que pensou na facilidade de deslocamento entre as sedes. A capital russa está centralizada entre as 11 cidades que recebem jogos e há um aeroporto próximo a Vatutinki, a 20 minutos, sem a necessidade portanto de frequentar o caótico trânsito moscovita.

A decisão, porém, não agradou 100% o técnico Joachim Low, que demonstrou a preferência por ficar mais ao sul, em Sochi, local em que sua delegação usou como base durante a Copa das Confederações, em 2013. Essa discordância entre Oliver Bierhoff, o chefe de seleções, e Low tem sido usado pela imprensa alemã como um dos motivos que fazem a preparação para esse Mundial ser questionada.

Diferentemente do que fez no Brasil, quando construiu um centro de treinamento na Bahia, exclusivo a seus jogadores e com o campo agregado ao alojamento, na Rússia a Alemanha está em um resort na pequena Vatutinki (10 mil habitantes), e treina no centro de treinamento do CSKA. É próximo, cerca de 10 km de distância, mas é necessário um deslocamento de ônibus entre hotel e CT.

Pelo clima (mais quente), e pelas opções de encontrar um local em que se fixasse alojamento, academia e campos num mesmo complexo, Low preferia Sochi -- local que o Brasil escolheu, por exemplo. Pesou, porém, a vontade de seu chefe, que agora tenta agradar um pouco seu treinador pela primeira vitória.

Alemanha