Topo

Japão

Copa do Mundo faz família imperial japonesa voltar à Rússia após 102 anos

Princesa Takamado visita a Rússia e assiste à partida do Japão - Eugene Hoshiko/AP Photo
Princesa Takamado visita a Rússia e assiste à partida do Japão Imagem: Eugene Hoshiko/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

19/06/2018 10h30

A Copa do Mundo fez chegar ao fim um dos maiores rompimentos diplomáticos da história. Nesta terça-feira (19), a princesa Hisako Takamado se tornou a primeira representante da realeza japonesa a visitar a Rússia em mais de um século. Ela assistiu in loco à partida entre Japão e Colômbia, pelo Grupo H do Mundial. Assista aos gols do triunfo dos asiáticos.

Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

A última vez que um membro da família imperial japonesa havia visitado a Rússia fora em 1916, um ano antes da Revolução Russa que levou ao nascimento da antiga União Soviética. A revolução derrubou o regime de monarquia absolutista dos czares. Até então, japoneses e russos eram aliados na Primeira Guerra Mundial.

Agora, a responsável por encerrar esse tabu é a princesa Hisako, membro honorária da Associação de Futebol do Japão, exatamente em um momento em que as grandes potências econômicas boicotam politicamente a Copa, não enviando representação. Mas, de acordo com o site do The Japan Times, o fato de a família imperial japonesa não ter função política permitiu a ela ir à Rússia sem preocupações.

A princesa Hisako esteve em todas as Copas do Mundo desde 1998 para incentivar sua equipe. No Japão, a família do Imperador desempenha deveres públicos e oficiais, sem assumir papéis nas relações de governo. A princesa Hisako é também representante de diversas outras federações esportivas.

Japão