Topo

Japão

Imprensa internacional destaca 1ª vitória asiática contra sul-americanos

Jogadores do Japão agradecem a torcida após vitória sobre a Colômbia - Carl Court/Getty Images
Jogadores do Japão agradecem a torcida após vitória sobre a Colômbia Imagem: Carl Court/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

19/06/2018 11h47

O Japão se tornou, nesta terça-feira (19), a primeira seleção asiática a vencer um time da América do Sul em partidas de Copa do Mundo ao bater a Colômbia por 2 a 1 em Saransk. E o feito, pela primeira rodada do Grupo H, ganhou repercussão nos principais jornais do mundo. Assista aos gols do triunfo dos asiáticos.

Autor de gol da Colômbia já foi comparado a Messi e é amigo antigo de James
Herói japonês em estreia na Copa foi carrasco de Ceni há cinco anos
"Temos que jogar a vida contra Polônia", diz Falcao após derrota para Japão

O francês L'Equipe, por exemplo, exaltou em sua manchete o "Grande golpe" do Japão, fazendo uma referência às artes marciais e usando um trocadilho: "golpe" em francês é "coup". O grande golpe japonês também abre o que pode vir a ser uma grande Copa para o Japão.

L'Equipe comenta vitória do Japão - Reprodução/L'Equipe - Reprodução/L'Equipe
Imagem: Reprodução/L'Equipe

O Olé, da Argentina, como de costume, também fez uso do jogo de palavras. A manchete "Tiki Tokio" é uma brincadeira com a expressão Tiki Taka, como ficou conhecido o futebol de intensa troca de passes. Para o diário, o Japão se valou dos passes de qualidade para vencer.

Já os dois jornais esportivos madrilenhos, o AS e o Marca, citam em suas manchetes que a Colômbia fez o harakiri, um ritual de suicídio dos samurais. A crítica é que os sul-americanos jogaram abertos demais e acabaram punidos com a vitória japonesa.

Japão