Topo

México

México reforça pedido à torcida para acabar com grito homofóbico na Copa

Xinhua
Imagem: Xinhua

Do UOL, em São Paulo

19/06/2018 09h10

A Federação Mexicana fez novo apelo a seus torcedores para que não haja mais gritos homofóbicos dentro do estádio. No jogo de estreia do país na Copa do Mundo, vitória contra a Alemanha por 1 a 0, muitos torcedores mantiveram um antigo hábito: o de gritar “puto” (que tem o mesmo sentido pejorativo do grito "bicha") imediatamente após o goleiro rival chutar a bola.

Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

O esforço da Federação Mexicana em pôr fim no grito da torcida visa também evitar problemas disciplinares. A Fifa abriu investigação contra o México pelas manifestações de cunho homofóbico na partida de estreia.

Em ao menos duas oportunidades o goleiro Neuer deu chutes longos, em cobranças de falta ou de tiro de meta, e ouviu os torcedores mexicanos responderem com o grito homofóbico.

Há boas chances de o México ser multado pela Fifa. São três observadores em cada partida exatamente avaliando a reação das torcidas. Dois são especialistas na cultura futebolística característica de cada um dos países envolvidos. O terceiro é neutro.

Cartilha para acabar com o grito

No dia 11 de junho, a Federação Mexicana de Futebol publicou em seu site uma cartilha com as "Regras de Civilidade" para o Mundial, onde pediu expressamente que os gritos "puto" fossem evitados. "Durante as partidas, não grite nem insulte os jogadores, não utilize palavras de baixo calão. Pedimos que não grite 'puto' durante os encontros", trouxe o comunicado.

México