Topo

Suíça

Suíços fazem xixi na rua e são chamados de 'porcos' na Rússia

Suíços são chamados de porcos por urinarem na rua na Rússia - Reprodução
Suíços são chamados de porcos por urinarem na rua na Rússia Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

19/06/2018 12h50

Não é só a torcida brasileira que vem sendo criticada por sua postura na Rússia. Diversos veículos de comunicação da Suíça também estão incomodados com a denúncia feita em vídeo publicado nas redes sociais: torcedores suíços urinando na rua, em frente a diversas pessoas, entre elas mulheres e crianças brasileiras.

Dibradoras: Brasileiros precisam entender que assédio não é brincadeira
OAB-PE identifica advogado e repudia atitude em vídeo machista na Rússia

O vídeo foi compartilhado no Facebook por Antonio Zapadnelli, morador de Rostov, onde aconteceu o duelo entre Brasil e Suíça, no domingo. Ele mostra ao menos uma dezena de torcedores suíços de costas para o público que passa por uma calçada, urinando sobre um muro que aparenta ser de vidro.

A postagem já tem mais de 45 mil visualizações e gerou debate, com diversos russos criticando os suíços, chamados de "porcos". Alguns comentários citam que havia banheiros químicos disponíveis a alguns metros dali, assim como há bares nos arredores, com toiletes. 

A polêmica chegou até a imprensa suíça, que reclamou da imagem passada pelos torcedores. "Alguns parecem achar engraçado o 'flash mob' fedorento, juntando-se a eles com a calças abertas", escreveu o jornal Blick, que foi atrás dos organizadores locais da cidade para ouvir o que eles tinham a dizer.

"Os organizadores da Copa do Mundo criaram todas as condições necessárias para um caminho confortável para o estádio", disse a porta-voz Maria Dawidowa. "Tudo depende da cultura da pessoa, e do que ele se permite fazer. Esperamos que esses casos não aconteçam novamente ", continuou Davidov.

No Brasil, ganhou grande repercussão outro polêmico vídeo, no qual torcedores brasileiros incentivam uma mulher russa a cantar palavras de baixo calão relacionadas ao seu órgão genital. A atitude foi criticada até pela OAB, à qual pertence um dos homens.

Suíça