Topo

Espanha

Técnico por acidente, Hierro recebe ligação de apoio do rei da Espanha

Hierro substituiu Lopetegui a dois dias da estreia espanhola na Rússia - Manu Fernandez/AP
Hierro substituiu Lopetegui a dois dias da estreia espanhola na Rússia Imagem: Manu Fernandez/AP

Do UOL, em São Paulo

19/06/2018 05h13

Felipe VI, rei da Espanha, fez uma ligação telefônica para Fernando Hierro, que inesperadamente se tornou o técnico da seleção do país na Copa do Mundo da Rússia depois da demissão de Julen Lopetegui – que assumiu o Real Madrid.

Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

Segundo informações do jornal local “AS”, o monarca escolheu um tradicional lema da ala 11 da Força Aérea Espanhola para encorajar o ex-zagueiro horas antes da estreia contra Portugal.

Diz o texto: “Os valores da ala 11 estão regidos pela lealdade e o companheirismo, pelo trabalho diário e o espírito de superação, pelo valor e honra, e por um sentido sólido do compromisso com a Espanha”.

A conversa entre o rei e Hierro foi informal, uma vez que os dois são velhos conhecidos. Apaixonado por futebol e torcedor do Atlético de Madri, Felipe VI também perguntou sobre o ânimo dos jogadores após a troca repentina de comandante, ofereceu apoio e falou até em ir à Rússia quando tiver oportunidade.

Hierro se tornou técnico da "Fúria" praticamente por acidente. Lopetegui foi demitido a dois dias do primeiro jogo no Mundial, e a federação local decidiu apostar no ex-zagueiro, que ocupava um cargo diretivo e tinha como única experiência no banco de reservas uma passagem pelo modesto Oviedo na temporada 2016/2017.

De acordo com o “AS”, o rei voltou a contatar o treinador da seleção espanhola depois da partida contra os portugueses, que terminou empatada por 3 a 3. Desta vez por mensagem, ele elogiou a atuação e desejou sorte na sequência da primeira fase.

A Espanha de Hierro volta a campo pelo Mundial nesta quarta-feira (20), contra o Irã, que lidera o Grupo B depois de ter batido o Marrocos na estreia.

Espanha