Topo

Islândia

Dupla islandesa mostra 'espírito Viking' viajando até a Rússia em um Lada

Gretar Jonsson (esquerda) e Kristbjorn Hilmir Kjartansson (direita) encararam a viagem em um carro entregue em uma competição - Ueslei Marcelino/Reuters
Gretar Jonsson (esquerda) e Kristbjorn Hilmir Kjartansson (direita) encararam a viagem em um carro entregue em uma competição Imagem: Ueslei Marcelino/Reuters

Angelica Ramos e Gabrieli Pileri

Da Reuters, em Volgogrado (Rússia)

20/06/2018 19h57

Dois torcedores islandeses prestaram uma homenagem ao espírito dos vikings ao viajar 5 mil quilômetros em um carro russo Lada para apoiar a seleção de seu país na Copa do Mundo de 2018.

Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

O funcionário do serviço postal Kristbjorn Hilmir Kjartansson e seu amigo Gretar Jonsson, um estudante de cinema, levaram 14 dias para viajar de Reykjavík a Volgogrado.

"É o espírito de aventura", disse Jonsson, conforme mostrava o carro próximo à Arena Volgogrado nesta quarta-feira.

"Você sabe que os vikings eram grandes exploradores, navegantes e guerreiros, então nós temos um pouco do desejo deles de ter uma aventura... É loucura, mas é muito divertido."

Os islandeses, ambos de 30 anos, pintaram o carro de vermelho, branco e azul, as cores da bandeira nacional, antes de pegarem uma balsa da Islândia para a Dinamarca.

Dupla pintou carro, embarcou em balsa e dirigiu da Dinamarca até a Rússia - Ueslei Marcelino/Reuters - Ueslei Marcelino/Reuters
Dupla pintou carro, embarcou em balsa e dirigiu da Dinamarca até a Rússia
Imagem: Ueslei Marcelino/Reuters

Eles então dirigiram em direção ao sul para Alemanha, cruzaram a Polônia, Lituânia e finalmente chegaram a Moscou, onde assistiram a Islândia empatar com a bicampeã mundial Argentina por 1 a 1 no sábado. Eles então seguiram para Volgogrado, ao sul, para o segundo jogo da seleção, contra a Nigéria na sexta-feira.

Kjartansson teve a ideia de ir à Copa do Mundo após ganhar o Lada - que apropriadamente possui um logo mostrando um barco viking - em uma competição feita por uma agência de viagens.

Eles só tiveram um obstáculo durante a jornada, quando o motor do carro superaqueceu no meio de Moscou.

Um grupo de moradores, no entanto, rapidamente ajudou a consertar o problema. A dupla planeja dirigir até Rostov-on-Don para o último jogo da Islândia no Grupo D, contra a Croácia, antes de voltar para casa.

Islândia