Topo

"Neymar precisa jogar pro time, não pra si mesmo", diz francês Desailly

Neymar faz careta durante treino da seleção brasileira - REUTERS/Hannah McKay
Neymar faz careta durante treino da seleção brasileira Imagem: REUTERS/Hannah McKay

Do UOL, em São Paulo

20/06/2018 15h58

Marcel Desailly, campeão mundial em 1998 pela seleção francesa, colocou na conta de Neymar boa parte da responsabilidade pela má estreia do Brasil na Copa, empate por 1 a 1 com a Suíça. "Neymar dá a impressão de que está jogando para si mesmo. Para o jogo em toda bola que recebe, torna as coisas mais lentas. Ele sabe que tem talento para decidir uma partida e parece querer fazer algo especial o tempo todo. É hora dele jogar para o time", escreveu o ex-zagueiro em sua coluna no jornal inglês The Guardian.

Com Neymar, Tite indica mesma seleção da estreia para jogo com Costa Rica
Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial

"Você precisa jogar com seus companheiros de time, usar 1-2 e triangulações para ir adiante no campo. Quando o Brasil fez isso pela esquerda, com Marcelo e Coutinho, marcou seu gol", analisou Desailly. O francês, no entanto, não deixou a culpa toda pelo empate de estreia com a principal estrela do Brasil. "As coisas mudaram no futebol. As chamadas seleções menores, ou com menos potencial de vitória, passaram a entrar em campo acreditando que podem conseguir algo especial. Não há mais time que entre em campo já previamente derrotado", afirmou.

Por fim, Desailly ainda fez uma critica ao conjunto do time dirigido pelo técnico Tite. "O Brasil tem grandes dribladores, está no sangue deles. Mas houve muitas jogadas individuais e poucas coletivas. Ainda não há um time e eu esperava mais deles", disse.

A seleção faz sua segunda partida na Rússia às 9h desta sexta-feira, em São Petersburgo, contra a Costa Rica. A Sérvia, líder, pega a Suíça às 15h.