Topo

Copa 2018

Cunha, Cabral, Delúbio...Preso da Lava Jato pode assistir à Copa do Mundo?

O ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) depois fazer exame de corpo de delito no IML em 15/9/2017 - DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE
O ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) depois fazer exame de corpo de delito no IML em 15/9/2017 Imagem: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

Daniel Lisboa

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/06/2018 04h00

Começou a Copa, e o Brasil inteiro está grudado na TV acompanhando os jogos. Exageros e generalizações à parte, será que essa afirmação vale também para os presos da Operação Lava jato? O UOL Esporte tentou descobrir se seis deles estão assistindo ao torneio. Ou, pelo menos, se podem assistir caso queiram. 

Notório fã de futebol, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não apenas assiste aos jogos na carceragem da Polícia Federal em Curitiba: comenta, por meio de cartas, a competição para o programa Papo com Zé Trajano, da TVT.

Lula tem uma TV à disposição em sua cela de 15 metros quadrados. A assessoria da Policia Federal em Curitiba preferiu não responder se outros detentos (caso, por exemplo, do ex-ministro Antonio Palocci) também têm um aparelho à disposição, nem se há especificações técnicas obrigatórias. 

O fato é que o ex-presidente está assistindo aos jogos, e não só os do Brasil: segundo a assessoria de imprensa do Instituto Lula, ele assiste a “todas as partidas”.

Sobre a estreia do Brasil, Lula escreveu a José Trajano: "o Brasil entrou em campo com o que tem de melhor. A Suíça também. Pelo histórico das seleções, o Brasil teria de vencer, afinal é a única seleção pentacampeã e, portanto, amplamente favorita. A Suíça também queria ganhar e tinha duas opções: jogar melhor ou não deixar o Brasil jogar. E foi o que fez”.

Ali perto, na cidade de Pinhais, o Complexo Médico Penal abriga os também presos pela Lava Jato Eduardo Cunha, João Vaccari Neto e Jorge Zelada.

Oficialmente, a Copa está ao alcance de todos: a prisão permite que os detentos tenham uma TV na cela. O aparelho pode ser de tecnologia LED ou LCD, com conversor digital integrado, mas tela de no máximo 20 polegadas. E nada de TV a cabo.

“Ele gosta de futebol, é botafoguense e com certeza está vendo a Copa”, diz Renato de Moraes. O advogado do ex-diretor da Petrobras, Jorge Zelada, foi o único a confirmar que o cliente está de fato acompanhando a competição.

A defesa de Eduardo Cunha se disse preocupada apenas com o processo e não soube informar se o ex-presidente da Câmara dos Deputados está ou não vendo o Mundial. O mesmo foi dito por Luiz Flávio Borges D'Urso, advogado do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

Ele afirmou que há uma TV no refeitório do Complexo Médico Penal, e acredita que os detentos provavelmente podem usá-la para assistir aos jogos. A informação, porém, foi contestada pela assessoria do Departamento Penitenciário do Paraná: “não procede. Não há refeitórios para os presos, a marmita é entregue na própria cela. Não há espaço coletivo para assistir”, disse por e-mail ao UOL Esporte.

Preso atualmente em Bangu 8, o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, oficialmente tem direito a uma TV de 16 polegadas. TV a cabo também é vetada por lá. Seu advogado, Rodrigo Rocca, não soube afirmar com certeza se o cliente está assistindo a Copa, e mesmo se tem ou não um aparelho na cela. “Mas provavelmente sim, porque ele gosta de futebol”, afirmou ao UOL Esporte.

Sérgio Cabral 02 - Giuliano Gomes/PR Press/Estadão Conteúdo - Giuliano Gomes/PR Press/Estadão Conteúdo
Sérgio Cabral pode assistir aos jogos em Bangu
Imagem: Giuliano Gomes/PR Press/Estadão Conteúdo
Também ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares está na carceragem da Polícia Federal em São Paulo.

Segundo a assessoria de imprensa, o local tem uma TV de 32 polegadas em cada uma de suas duas alas. É um espaço comum e ambas permanecerão ligadas durante os jogos do Brasil para quem quiser deixar a cela e acompanhar a partida.

Advogado de Delúbio, Pedro Paulo Medeiros disse que por enquanto “não faz ideia” se o cliente está assistindo ao torneio.

Copa 2018