Topo

Copa 2018

10 a 0, 7 a 10... Crianças apostam em placares exóticos para jogo do Brasil

Bolão feito por crianças de escola de Volta Redonda (RJ) aponta placares exóticos para jogo do Brasil - reprodução/Twitter
Bolão feito por crianças de escola de Volta Redonda (RJ) aponta placares exóticos para jogo do Brasil Imagem: reprodução/Twitter

Ana Carolina Silva

Do UOL, em São Paulo

21/06/2018 04h00

O coração de uma criança é a alma da Copa do Mundo. "Tia" Solange é professora na Escola Municipal John Kennedy, de Volta Redonda (RJ), e aposta em vitória do Brasil por 2 a 1 sobre a Costa Rica nesta sexta (20). Mas seus alunos foram bem mais ousados nas previsões.

Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

O pequeno João Henrique acredita que o Brasil perderá por 10 a 11. Aylla está preparada para uma derrota por 7 a 10. Mas Izabely, Marcella, Lavínia, Kamilly, Gabrielly, Alice, Jully e Sophia confiam em goleada brasileira por 10 a 0. Ufa!

A foto dos palpites do "bolão da 102" viralizou no Twitter nesta quarta-feira (20) e foi publicada por Beatriz, filha de Solange Ferreira de Andrade. As crianças têm uma média de 6 anos e estão no primeiro ano do ensino fundamental. Nem mesmo a juventude os impediu de reclamar com quem apostou contra a seleção brasileira.

"Não queriam aceitar, achavam que não podia torcer contra o Brasil. Mas a gente conversou e eles entenderam que os dois times podem perder, que a probabilidade de perder é de 1 para 2. Eles perceberam que tinham que aceitar a opinião do outro, mas deu um pouquinho de desentendimento", relatou ao UOL Esporte.

A professora decidiu iniciar a brincadeira quando notou que seus alunos estavam perdidos em relação à Copa. Alguns diziam que torceriam para o Flamengo, outros para o Vasco, o que deu a Solange a ideia de explicar conceitos muito maiores que o Mundial.

"Expliquei que são os melhores jogadores, e que é feita uma seleção para fazer um time só para defender o país. Eles não têm noção de país ainda, nem mesmo de bairro, coisas de geografia. Eu resolvi entrar nesse assunto para trabalhar a noção de países, bandeiras, hinos, e dizer que o objetivo é promover a paz entre os povos", explicou.

Ela afirma que a imagem que se tornou viral no Twitter não está completa. O cartaz foi atualizado na tarde desta quarta, quando ela e os alunos pintaram as bandeiras de Brasil e Costa Rica. Como Solange não imaginava que a história havia se tornado famosa na internet, acabou não tirando uma nova foto a tempo.

"Expliquei para eles por que cada país tem uma bandeira, que é o símbolo nacional de cada país. Eu combinei com eles que daria um docinho, um bombom para quem vencesse. Eu daria alguns doces para quem ganhou, e para os outros daria alguma coisinha também, para não ficarem tristes", contou o plano.

Até o momento da publicação desta matéria, o tweet já tinha quase 7 mil retweets (compartilhamentos) e mais de 23 mil curtidas. A inocência das crianças tem sido assunto recorrente nesta Copa do Mundo.

Durante a semana, viralizou na internet o vídeo da comemoração de crianças em uma escola do Uruguai após José Maria Giménez anotar o gol da vitória sobre o Egito por 1 a 0, nos minutos finais da estreia da seleção celeste. O técnico Óscar Tabárez se emocionou.

"Fico emocionado quando crianças muito pequenas veem o Uruguai, e a gente vê a comemoração de um gol como uma religião. Essas crianças não se esquecerão mais disso, tomara que transmitam aos filhos e netos", afirmou.

Tomara que os alunos da "tia" Solange também tenham o que comemorar durante Brasil x Costa Rica. Mesmo que isso signifique errar alguns placares no bolão...

Copa 2018