Topo

Austrália

Artilheiro da Austrália na Copa já foi comparado a personagem de Star Wars

Mile Jedinak comemora gol de pênalti em Austrália x Dinamarca - Maddie Meyer/Getty Images
Mile Jedinak comemora gol de pênalti em Austrália x Dinamarca Imagem: Maddie Meyer/Getty Images

Gustavo Setti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/06/2018 13h20

A Austrália fez dois gols em duas partidas até aqui na Copa do Mundo: ambos de pênalti e ambos marcados por Mile Jedinak  - o último no empate desta quinta-feira (21) por 1 a 1 contra a Dinamarca. O artilheiro da seleção australiana na Rússia veste a braçadeira de capitão da equipe há quatro anos e até já virou personagem de Star Wars.

Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

Assista aos gols do empate entre Dinamarca x Austrália.

O motivo é simples: os australianos pegaram o sobrenome de Jedinak e começaram a chamá-lo apenas de Jedi, mas com a mesma pronúncia dos personagens da famosa saga de filmes. O meia já se acostumou com o apelido.

“Eu ouço o tempo todo. Eu via algumas pessoas, e elas diziam ‘que a força esteja com você’. Desde que me mudei para o Reino Unido, isso aumentou muito mais”, disse em 2014 em entrevista ao site australiano News.

Jedinak foi para a Inglaterra em 2011 e atualmente defende o Aston Villa. Nos últimos tempos, ele ainda viu surgir mais um apelido para a lista. Desde que deixou crescer a barba, virou “o Barba a ser temido” para os torcedores do clube inglês.

Apelidos à parte, o meia chegou a três gols em Copas do Mundo (dois em 2018 e um em 2014) e agora já é o vice-artilheiro da história da seleção australiana, atrás apenas de Tim Cahill, que tem cinco gols marcados em Mundiais.

O problema é que os gols na Rússia ainda não foram suficientes para Jedinak dar uma vitória à Austrália. Com um ponto em dois jogos, a seleção asiática disputará a última partida na fase de grupos na próxima terça-feira (26), quando encara o Peru, às 11h (de Brasília), no Estádio Olímpico de Sochi.

Austrália