Topo

Copa 2018

Com quarteto na mira, Willian entra pressionado para duelo com Costa Rica

Tite participa da roda de bobinho com Neymar e Willian em Sochi - AP Photo/Andre Penner
Tite participa da roda de bobinho com Neymar e Willian em Sochi Imagem: AP Photo/Andre Penner

Dassler Marques, João Henrique Marques, Pedro Ivo Almeida e Ricardo Perrone

Do UOL, em São Petersburgo

21/06/2018 20h00

Uma combinação de fatores transforma Willian no jogador mais pressionado do quarteto ofensivo da seleção brasileira na partida desta sexta (22), às 9h de Brasília, contra a Costa Rica, em São Petersburgo.

Brasil estreia às 15h deste domingo; veja a tabela
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Super-heróis: Marcelo sofreu com 7 a 1 e ganhou peso

Antes mesmo de sair do Brasil, a comissão técnica comandada por Tite tinha o entendimento de que seria difícil manter a formação com Philippe Coutinho, Neymar e Gabriel Jesus, além de Willian, durante toda a Copa da Rússia, em especial contra adversários mais fortes a partir dos mata-matas. Assim, um bom rendimento na segunda rodada do Mundial é fundamental para dar sobrevida ao quarteto.

Willian é o favorito entre os quatro atletas ofensivos para deixar o time, caso essa formação seja desfeita. Para entrar, o mais cotado é Renato Augusto. No empate em um gol com a Suíça, na estreia brasileira na Copa, ele teve sua chance no segundo tempo, mas não entrou no lugar de um dos integrantes do quarteto - Paulinho foi o sacrificado. Com Renato numa das vagas, em tese, o Brasil ganharia na armação e se protegeria mais.

A posição desconfortável de Willian pode ser explicada a partir da boa fase de Coutinho, que vem de grande exibição na estreia. Há também o fato de Neymar ser considerado intocável. Como Tite dificilmente escalaria a seleção sem uma referência no ataque, Jesus também não é cotado para sair simplesmente para acabar com a configuração atual. Por outro lado, o atacante tem a concorrência de Firmino.

Para piorar a situação de Willian, ele não teve uma boa participação no primeiro jogo em solo russo. No entorno do jogador do Chelsea, o sentimento é de que o atleta está ciente da pressão e também sobre ser o favorito para deixar o time se Tite resolver desfazer o quarteto. O temor é o de que a pressão o atrapalhe.

“Sempre digo que nunca me senti titular absoluto, também não me sinto reserva. Me sinto importante em ajudar a seleção brasileira”, disse ele durante a fase de preparação na Inglaterra.

Na mesma entrevista, Willian citou os dribles, as finalizações e as arrancadas como suas principais características. Porém, diante dos suíços, ele finalizou apenas duas vezes. Coutinho e Neymar concluíram quatro vezes cada para o gol de acordo com o site “WhoScored.com”. Jesus registrou apenas uma conclusão.

Nos dribles, Willian empatou com Jesus. Cada um driblou duas vezes. Neymar entortou os rivais em cinco oportunidades. Coutinho aparece com apenas um drible.

O destino do quarteto também passa por uma melhora do Brasil nos passes. Tite quer toques rápidos para fugir da marcação adversária. Nos treinamentos ele pede constantemente para que a bola não pare. Outro desejo do técnico é que os quatro ajudem a pressionar a saída de bola dos rivais. Foram insistentes seus gestos nesse sentido na estreia.

FICHA TÉCNICA

BRASIL X COSTA RICA

Data:
 22 de junho, sexta-feira
Local: Estádio Krestovsky, em São Petersburgo (Rússia)
Horário: 9h (de Brasília)
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)
Assistentes: Sander van Roekel e Erwin Zeinstra (ambos holandeses)

BRASIL: Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Willian, Paulinho, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.
Treinador: Tite

COSTA RICA: Keylor Navas; Cristian Gamboa, Johnny Acosta, Óscar Duarte, Giancarlo González e Bryan Oviedo; Bryan Ruíz, Celso Borges, David Guzmán e Johan Venegas; Marco Ureña.
Treinador: Óscar Ramírez

Copa 2018