Topo

Copa 2018

Rodízio está mantido: confira o que muda em São Paulo na sexta de Copa

Trânsito congestionado na Marginal Pinheiros; rodízio está mantido para sexta-feira - Danilo Verpa/Folhapress
Trânsito congestionado na Marginal Pinheiros; rodízio está mantido para sexta-feira Imagem: Danilo Verpa/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

21/06/2018 04h00

A seleção brasileira joga contra a Costa Rica às 9h (de Brasília) desta sexta-feira (22). Confira o que vai mudar - ou não - na rotina da cidade de São Paulo:

Trânsito

Atenção: a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informa que o rodízio está mantido mesmo com a partida. Isso significa que veículos de placas com final 9 e 0 seguem proibidos de circular no centro expandido entre 7h e 10h da manhã. 

Em relação à organização do trânsito, a CET informa que a única mudança para o período da Copa do Mundo está em regras para estacionamento em alguma vias da Vila Madalena. Desde o dia 11 de junho, veículos estão proibidos de estacionar em período integral nos seguintes trechos: Ruas Wisard e Inácio Pereira da Rocha, entre as ruas Girassol e Mourato Coelho; Ruas Girassol, Fidalga, Fradique Coutinho e Mourato Coelho, entre as ruas Inácio Pereira da Rocha e Wisard; e em toda extensão da Rua Aspicuelta. 

Outra mudança no bairro para a qual torcedores devem estar atentos está nas ruas Purpurina e Rodésia. Veículos estão proibidos de estacionar em toda a extensão dessas vias de segunda-feira a sábado, das 7h às 20h.

Correio

Agências dos correios só abrirão após o meio-dia na sexta-feira. A mudança está prevista também para jogos do Brasil em outros horários: no caso de partida às 11h, agências fecharão entre 10h30 e 13h30. Já em jogos às 15h, o correio funcionará apenas até às 14h. 

Escolas estaduais e municipais

A rede estadual de ensino não terá aulas no período do dia no qual jogar a seleção. A Secretaria Estadual enviou ao UOL Esporte a seguinte nota: 

"As escolas da rede estadual de ensino não terão aulas nos períodos em que acontecerem os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo da Rússia. A determinação é baseada em decreto do governador Márcio França publicado no Diário Oficial de terça-feira (12/06) sobre o funcionamento das repartições públicas durante os jogos do Brasil.

Segundo o decreto, nos dias em que os jogos da seleção acontecerem na parte da manhã, o expediente nas repartições públicas do estado terá início a partir das 14h. Já nos dias em que os jogos se realizarem no período da tarde, o expediente se encerrará às 12h.

Ainda de acordo com a determinação, os servidores deverão compensar as horas não trabalhadas de acordo com as respectivas jornadas de trabalho. No caso das escolas estaduais, as respectivas Diretorias de Ensino deverão acompanhar e validar a elaboração dos planos de reposição das aulas não realizadas durante os jogos a fim de cumprir o cronograma previsto para o ano letivo."

No caso da rede municipal, as escolas têm liberdade para definir seus próprios horários. "A organização proposta pela Secretaria Municipal de Educação possibilita que cada unidade defina seu funcionamento em dias de jogos da seleção brasileira. Em caso de suspensão das aulas, estas deverão ser repostas em um calendário a ser informado às famílias", explicou a prefeitura ao UOL Esporte por meio de nota. 

E banco, abre?

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou em nota que  "em dias de jogos às 9h, o atendimento ao público nas agências bancárias do interior, da capital e regiões metropolitanas será das 13h às 17h."

Quando o jogo for às 11h, o atendimento ao público nas agências será das 8h30 às 10h30 e das 14h00 às 16h00. No caso de partida às 15h, agências funcionarão das 9h às 13h.

Copa 2018