Topo

Copa 2018

Família de seis dedos volta a sonhar com hexa e fará casamento na Copa

"Família Hexa" tem 15 pessoas com seis dedos em cada mão - Arquivo pessoal
"Família Hexa" tem 15 pessoas com seis dedos em cada mão Imagem: Arquivo pessoal

Adriano Wilkson

Do UOL, em São Paulo

21/06/2018 04h00

A "família hexa" está de volta. Depois de ganharem os holofotes da internet na Copa de 2014, os Silva continuam sonhando com o título mundial do Brasil e, quatro anos depois, acreditam que o hexa, agora sim, já está na mão. Baseada em Águas Claras, no Distrito Federal, a família tem 15 pessoas com seis dedos em cada mão.

A polidactilia nunca foi motivo de constrangimento na família. O patriarca, o músico Francisco de Assis, fundador do Clube do Choro de Brasília, adorava ser chamado de “Mister Six”. “Aqui quem nasce com cinco dedos é que se sente excluído”, afirma Silvia Santos da Silva, uma entre os cinco filhos de “Mister Six”, já falecido.

Silvana - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Na Copa de 2014, a “Família Hexa” promoveu um arraial no meio do Mundial. Assim como a maioria dos brasileiros, se viram frustradíssimos com o 7 a 1 no Mineirão. Silvia, por exemplo, dava entrevista a um veículo internacional na hora da derrota. “Fiquei extremamente humilhada”, disse ela.

Quatro anos depois, com a esperança renovada, os Hexa se preparam para um grande casamento, a ser celebrado no meio do Mundial da Rússia.

“Já vivo junto com meu marido há dezoito anos, mas neste ano falei ‘Vamos casar!’”, disse Silvana da Silva, outra das filhas de “Mister Six”. “Como está tendo Copa, temos seis dedos, vem o hexa... pensamos por que não? A decoração vai ser toda de girassóis, toda amarelo e verde. É bonito e ao mesmo tempo representa bem esse momento do Brasil na Copa.”

O casamento de Silvana com Leandro Emerson está marcado para o dia 7 de julho, o que pode coincidir com jogo do Brasil nas quartas de final, caso a seleção se classifique em segundo de seu grupo e chegue até lá. Caso a equipe confirme o favoritismo e fique em primeiro no grupo, as eventuais quartas de final seriam no dia 6, na véspera do casamento.

Silvana hexa - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

“Estou botando fé que vai dar tudo certo e o casamento vai ser um dia depois do jogo. Mas se o jogo for no dia, vamos colocar um telão pra ver a partida na recepção”, disse Silvana.

A polidactilia dos Hexa tem causas genéticas e todos sempre conviveram muito bem com ela. Apenas as mulheres da família costumam passar por cirurgia para remover um dos dedos dos pés, por motivos estéticos. João, filho de Silvia, é estudante e goleiro nas horas vagas. Para ter mais conforto nas partidas, ele remodelou uma luva para caber seus seis dedos.

Depois que sua história ficou conhecida na Copa passada, Silvia e João foram convidados a participar de um estudo de uma universidade europeia. Os pesquisadores queriam entender qual era o nível de sensibilidade e movimento de seus dedos sobressalentes. “A intenção deles era colher informações para construir membros para pessoas que não têm”, disse Silvia, sentindo-se satisfeita em fazer parte do desenvolvimento da ciência.

Familia Hexa na Copa - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

“Meu pai e minha mãe criaram a gente com naturalidade, como se nada tivesse errado com o nosso corpo”, disse Silvana. “Para nós não existe nenhum problema, esses seis dedos sempre foram tratados até como uma qualidade. Meu filho que tem cinco dedos é que é frustrado. Quando a minha filha tirou o dedo do pé, ele era criança e pediu para ela guardar e para colocar na mão dele.”

Copa 2018