Topo

Copa 2018

Fãs brasileiros cantam música infantil e ironizam: "Isso o JN não mostra"

Do UOL, em São Paulo

21/06/2018 10h32

Um vídeo com torcedores brasileiros cantando a música infantil “Borboletinha”, e que termina com uma ironia de um fã dizendo que “isso o Jornal Nacional não mostra", tem circulado nas redes sociais nesta quinta-feira (21).

Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

Nele, um grupo de torcedores vestidos com a camisa verde e amarela e adereços entoa com entusiasmo a canção popular infantil. Ao final, um deles, faz a referência ao programa jornalístico noturno da “Rede Globo”.

A circulação do vídeo vem em um momento de grande repercussão no país de casos de assédio envolvendo brasileiros que estão na Rússia para acompanharem a Copa do Mundo de 2018. Já são pelo menos três vídeos de torcedores colocando em situação constrangedora russos, principalmente as mulheres.

O primeiro vídeo a viralizar mostrou vários homens brasileiros cantando as palavras "b... rosa" ao redor de uma mulher loira. O primeiro a ser identificado foi o advogado Diego Valença Jatobá.

assédio - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Posteriormente, foi feita a identificação do engenheiro Luciano Gil, do Piauí, e de Eduardo Nunes, tenente da Polícia Militar de Santa Catarina. A OAB-PE, a PM de SC e a Assembleia Legislativa de Pernambuco, além de coletivos feministas e personalidades públicas, já condenaram a atitude dos brasileiros.

O segundo vídeo que veio à tona expôs dois homens brasileiros que pediam para três mulheres estrangeiras repetirem as palavras "eu quero dar a b... para você". Assim como a primeira moça, elas riram e mostraram não entender o que estavam dizendo. Um deles, identificado como Felipe Wilson, foi demitido da empresa que trabalhava, a Latam, em decorrência da repercussão do vídeo.

Desde então, outros vídeos machistas foram divulgados. Na quarta-feira, uma nova filmagem mostrou um brasileiro agindo de maneira semelhante ao pedir para uma russa falar "você vai dar para todo mundo de Montes Claros". Em outro vídeo, um brasileiro faz piadas homofóbicas com uma criança russa.

Os casos podem se tornar um problema jurídico no país-sede da Copa do Mundo. A jurista Alyona Popova entrou com uma denúncia após recolher assinaturas em uma petição que recrimina o ato de alguns brasileiros no país.

Copa 2018