Copa 2018

França aproveita erros de Guerrero, elimina Peru e se garante nas oitavas

Do UOL, em São Paulo

21/06/2018 13h53

A França garantiu sua classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo nesta quinta-feira (21) com uma vitória por 1 a 0 sobre o Peru, em Ecaterimburgo, em resultado que também eliminou a seleção sul-americana no grupo C. Mbappé fez o gol do jogo, em lance que começou com um erro de Paolo Guerrero ao tentar sair jogando no campo de defesa.

O capitão peruano, aliás, também perdeu a principal chance criada no ataque, batendo em cima de Lloris ao ficar com a bola dentro da área. Escalado como titular pelo técnico Ricardo Gareca após quase ficar fora da Copa por doping, o camisa 9 teve dia infeliz e viu sua seleção, assim como na estreia diante da Dinamarca, jogar bem e ser mais presente no campo de ataque, mas falhar na hora de concluir.

A vitória levou a França para seis pontos, na liderança da chave. Os franceses voltam a campo na próxima terça-feira (26), às 11h (de Brasília), em Moscou, para enfrentar a Dinamarca, que soma quatro pontos. Um empate classifica as duas seleções. Já o Peru, com duas derrotas, joga pela honra contra a Austrália, que tem um ponto, nos mesmos dia e horário, em Sochi.

O melhor: Mbappé

Shaun Botterill/Getty Images
Imagem: Shaun Botterill/Getty Images

Jogando com muita personalidade, o jovem atacante foi o destaque da partida. Além do gol, participou das principais jogadas de perigo da França e mostrou muita habilidade com toques de efeito. A presença de Giroud na frente abriu mais espaço para que o camisa 10 da França mostrasse sua velocidade e categoria. Além disso, ainda foi importante na marcação pelo lado direito, recompondo bem o meio-campo.

O pior: Guerrero

EFE
Imagem: EFE

Escalado como titular por Ricardo Gareca, o camisa 9 falhou em dois dos lances mais cruciais da partida. Primeiro, na melhor chance peruana, recebeu de Cueva dentro da área, se antecipou ao zagueiro Umtiti e ficou na cara do gol, mas bateu fraco, em cima de Lloris. Pouco depois, errou ao tentar sai jogando no campo de defesa e foi desarmado por Pogba, no lance que originou o gol de Mbappé, aproveitando chute desviado de Giroud. Dia para se esquecer para o capitão peruano, que ainda cobrou mal uma falta em posição perigosa na segunda etapa.

Peru ataca muito, mas França se segura

Shaun Botterill/Getty Images
Imagem: Shaun Botterill/Getty Images

Assim como no jogo de estreia contra a Dinamarca, o Peru tomou a iniciativa da partida e atacou os franceses desde o início. Com o time instalado no campo de ataque, os comandados de Gareca buscaram tabelas rápidas e movimentação para criar oportunidades, mas pararam em uma ótima marcação francesa. A chance mais clara foi a de Guerrero, que o centroavante desperdiçou. No segundo tempo, a França novamente se segurou mais atrás e tentou ligar contra-ataques, mas sem muito sucesso.

Giroud melhora o jogo francês

FRANCK FIFE/AFP
Imagem: FRANCK FIFE/AFP

Após ser decisivo na vitória sobre a Austrália na primeira rodada, o centroavante Giroud ganhou a vaga de Dembélé no ataque da França. E voltou a ser importante no jogo contra o Peru. Os franceses buscaram seu pivô a todo momento para tentar superar a defesa sul-americana. Uma ajeitada de cabeça de Giroud para a batida de Griezmann gerou uma boa chance aos 15 minutos. E, no lance do gol, o chute cruzado do camisa 9 acabou desviando e sobrando para Mbappé conferir.

Gareca manda peruanos ao ataque no 2º tempo

JORGE GUERRERO/AFP
Imagem: JORGE GUERRERO/AFP

O Peru voltou para a segunda etapa com o atacante Farfán no lugar de Yotún, passando para um 4-4-2 bastante ofensivo. A pressão dos sul-americanos subiu imediatamente, com o volante Aquino acertando a trave com um chute forte de longa distância. Carrillo também arriscou de fora e passou perto. Os peruanos tiveram mais volume ofensivo, mas, de novo, faltou mais eficácia na hora de concluir as jogadas.

VAR corrige cartão amarelo para o jogador errado

O árbitro de vídeo entrou em ação pela primeira vez na Copa para corrigir um caso de identidade trocada no segundo tempo. O árbitro Mohammed Abdulla mostrou cartão amarelo para o meia Flores por uma falta que na verdade havia sido cometida pelo volante Aquino. Após rever o lance, o juiz corrigiu a marcação e advertiu o jogador certo. Essa é uma das quatro situações em que o VAR pode entrar em ação, além de lances de pênalti, gol e cartão vermelho.

FICHA TÉCNICA

França 1 x 0 Peru

Local: Arena Ecaterimburgo, em Ecaterimburgo (Rússia)
Data: 21/06/2018
Horário: 12h (de Brasília)
Árbitro: Mohammed Abdulla (Emirados Árabes Unidos)
Assistentes: Mohamed Alhammadi e Hasan Almahri (Emirados Árabes Unidos)

Gol: Mbappé, aos 34 minutos do 1º tempo
Cartões amarelos: Matuidi e Pogba (França); Guerrero e Aquino (Peru)

França: Lloris; Pavard, Varane, Umtiti e Lucas Hernández; Kanté e Pogba (Nzonzi); Mbappé (Dembélé), Griezmann (Fekir) e Matuidi; Giroud. Técnico: Didier Deschamps

Peru: Gallese; Advíncula, Ramos, Rodríguez (Santamaría) e Trauco; Aquino e Yotún (Farfán); Flores, Cueva (Ruidíaz) e Carrillo; Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Copa 2018

Topo