Topo

Argentina

Sampaoli assume culpa por derrota argentina: "Tudo tem a ver com a direção"

Gabriel Rossi/Getty Images
Imagem: Gabriel Rossi/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

21/06/2018 18h05

A derrota por 3 a 0 para a Croácia nesta quinta-feira (21) deixa a Argentina em situação muito delicada na fase de grupos da Copa do Mundo. A seleção de Jorge Sampaoli passa a depender de uma combinação de resultados, e o técnico teve que se explicar na entrevista coletiva que deu após o jogo.

Clique aqui e veja os melhores momentos da vitória croata

Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

“Não tivemos capacidade para mudar a história”, resumiu o treinador, que assume a responsabilidade pelo resultado e confessa que a estratégia que tentou foi um fracasso. “Tudo o que acontece com a equipe, o rendimento dos jogadores, tem a ver com a direção. O projeto realmente não prosperou. Eu tinha muita esperança, estou me sentindo muito mal com esta derrota. Mas talvez eu não tenha lido este jogo como merecia”, diz Sampaoli.

O técnico foi xingado por parte da torcida argentina que compareceu ao estádio de Níjni Novgorod, de filho da p… para pior. A escalação que escolheu gerou desconfiança antes mesmo de a bola rolar: Di María e Dybala no banco em um esquema com três "zagueiros" – dois dos quais são, na verdade, laterais improvisados na posição.

Questionado sobre o sentimento após a derrota que pode sepultar o país na Copa na Rússia, Sampaoli não escondeu o desapontamento. "Não sei se vergonha, é mais dor por não ter conseguido ganhar. Já há muito tempo que não me acontecia isso à frente de um time de futebol e aconteceu pela seleção do meu país, é muito doloroso", lamenta.

"O planejamento para esse jogo não deu certo e precisamos apostar tudo para a partida que resta. Lutar, nós não temos outra solução. Fica esse sentimento, que não é vergonha; é muita dor de não poder estar à altura que a nação argentina esperava da gente", encerra Sampaoli.

Argentina