Topo

Tenso em estreia, Tite diz ter "discernimento e foco" para jogo decisivo

Dassler Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Petersburgo (Rússia)

21/06/2018 09h28

Tite reconheceu que a tensão no jogo de estreia do Brasil contra a Suíça estava acima do normal. Pela primeira vez em uma Copa do Mundo, o treinador admitiu certo nervosismo e ansiedade na primeira experiência, mas diz que terá um foco maior para o jogo decisivo desta sexta-feira (22), contra a Costa Rica, em São Petersburgo, às 9h (de Brasília).

- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual
- O hexa vem dessa vez? O que os videntes preveem para o Brasil no Mundial?
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil

“Aquele afã do próprio treinador, da expectativa pelo Mundial, passou. O técnico tem experiência, mas é ser humano. Eu estava na expectativa do primeiro, mas já tenho discernimento maior, foco maior para ir ao jogo”, disse o técnico da seleção em entrevista no Estádio Krestovsky, palco do próximo jogo.

Para Tite, o foco será importante até para não deixar a empolgação da torcida virar um problema. Na chegada a São Petersburgo, na noite de quarta (20), cerca de 400 torcedores brasileiros fizeram uma grande festa em frente ao hotel da seleção.

“O carinho que o torcedor traz tem um componente emocional muito forte e ficamos contentes. Paralelamente a isso, temos que manter o nível de concentração alto. São 95 minutos para fazer um jogo decisivo, jogar bem e vencer. Ganhar e classificar. Assim como os três jogos ontem, com poderio mais forte, e o resultado foi mais curto, em cima da responsabilidade. Tem que ser ciente, estar focado e tranquilo. Pegar o carinho do torcedor e trazer a consciência e lucidez para vencer. [Mostrar] nossa característica com emoção, mas nos equilibrando”, ponderou.

Para a partida contra a Costa Rica, a formação será a mesma da estreia, no empate por 1 a 1 com a Suíça: Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Willian, Paulinho, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.