Topo

Copa 2018

Brasil fica a um empate da próxima fase e terá "decisão" contra Sérvia

REUTERS/Carlos Garcia Rawlins
Imagem: REUTERS/Carlos Garcia Rawlins

Do UOL, em São Paulo

22/06/2018 16h54

O Brasil ainda tem um jogo para fazer pela fase de grupos da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Mas o placar de 2 a 0 diante da Costa Rica nesta sexta-feira, pela segunda rodada, somado à vitória da Suíça por 2 a 1 sobre a Sérvia, deixou os comandados de Tite com uma decisão pela frente na briga por uma vaga nas oitavas de final.

Assista aos gols de Brasil 2 x 0 Costa Rica
- Assista aos gols de Sérvia 1 x 2 Suíça
-
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial

As seleções do Grupo E agora voltam a campo na quarta-feira (27) para a terceira rodada. O Brasil encara a Sérvia em Moscou, na Otkritie Arena, enquanto a Suíça define sua classificação diante da já eliminada Costa Rica, em jogo na cidade de Nizhny Novgorod. Os dois jogos acontecem às 15h (horário de Brasília).

Após duas rodadas, o Brasil lidera a chave com quatro pontos e saldo positivo de dois gols. A Suíça também tem quatro pontos, mas saldo positivo de um gol só – por isso, ocupa a vice-liderança. A Sérvia tem três pontos e está na terceira posição. A Costa Rica, zerada, é lanterna da chave e já está eliminada.

O que acontece se o Brasil empatar?

Se o Brasil empatar com a Sérvia, vai a cinco pontos com saldo positivo de dois gols. Neste caso, garante sua vaga entre as duas primeiras posições, independente do resultado entre Suíça e Costa Rica. Os sérvios, neste caso, terminariam com quatro pontos.

Aí, caso a Suíça vença os costarriquenhos por qualquer placar, chega a sete pontos e assume a liderança do Grupo E - os brasileiros ficam com a vice-liderança. Por isso, se o Brasil empatar, torce para a Suíça não vencer a Costa Rica, o que garantiria os comandados de Tite na liderança. Uma vitória costarriquenha colocaria as duas seleções europeias para definir a segunda vaga no saldo de gols.

E se o Brasil perder?

Se o Brasil perder, a classificação só acontecerá em caso de vitória da Costa Rica sobre a Suíça. Qualquer outro resultado no jogo de Nizhny Novgorod elimina a seleção brasileira ainda na primeira fase.

E se o Brasil vencer?

Como já é líder do grupo na segunda rodada, o Brasil apenas confirma a condição caso vença a Sérvia. E a Suíça avançaria inclusive com derrota na terceira rodada.

Caso brasileiros e suíços vençam, as duas seleções disputariam a primeira colocação no saldo de gols.

Copa 2018