Topo

Copa 2018

Imprensa internacional repercute provocação de suíços contra a Sérvia

Granit Xhaka comemora gol da Suíça em duelo contra a Sérvia - Clive Rose/Getty Images
Granit Xhaka comemora gol da Suíça em duelo contra a Sérvia Imagem: Clive Rose/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/06/2018 19h27

A imprensa internacional reagiu às comemorações dos suíços Granit Xhaka e Xherdan Shaqiri nos gols anotados na vitória contra a Sérvia, nesta sexta-feira (22), pela segunda rodada da Copa do Mundo na Rússia. Além de garantirem o triunfo de virada, os jogadores se tornaram assunto por conta dos gestos provocativos durante a celebração.

Assista aos gols de Sérvia 1 x 2 Suíça

Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

Ao anotarem os gols, os dois jogadores comemoraram com um mesmo gesto de mãos entrelaçadas, fazendo referência à águia de duas cabeças da bandeira da Albânia. Ambos são nascidos em Kosovo, território que foi disputado por anos entre albaneses e sérvios. A Sérvia, inclusive, até hoje não reconhece sua independência e o assunto é motivo de discussão política.

A celebração dos suíços repercutiu não só na imprensa sérvia, mas também em outros veículos da Europa. O jornal espanhol Marca destacou o gesto como "uma comemoração calculada e premeditada contra o rival". Já o inglês The Sun descreveu como uma "comemoração controversa".

Até mesmo um jornalista do Washington Post, Scott Wilson, se manifestou nas redes sociais com uma mensagem em tom político.

"Ei, Sérvia. De Kosovo, com amor. Atensiosamente, Granit Xhaka", escreveu o jornalista no Twitter após o primeiro gol dos suíços.

Vale destacar que o clima antes do jogo já era tenso justamente por conta dessa questão política. Xhaka e Shaqiri, inclusive, chegaram a ser vaiados pela torcida adversária ao terem seus nomes anunciados no telão do estádio.

Por outro lado, ainda houve espaço para reclamações mais comuns durante a partida. A imprensa sérvia enfatizou um lance no qual um pênalti em Aleksandar Mitrovic não foi marcado. O jornal Informer destacou o lance como um "escândalo".

Após a partida desta sexta, as duas seleções vão à última rodada com chances de classificação para as oitavas de final. A Sérvia enfrenta o Brasil, enquanto a Suíça tenta confirmar vaga diante da Costa Rica na última rodada do Grupo E.

Copa 2018