Topo

Copa 2018

Vídeo mostra tunisianos e marroquinos perseguindo israelense em Moscou

Do UOL, em São Paulo

22/06/2018 13h12

A Copa do Mundo foi palco de mais uma cena lamentável fora de campo. Diversos órgãos de imprensa de Israel repercutem um vídeo, publicado por torcedores tunisianos, que mostra um homem com a bandeira de Israel sendo perseguido na Praça Vermelha, em Moscou.

Publicado na quarta-feira, o vídeo de quase três minutos expõe um torcedor de Israel, acompanhado de um outro homem, sendo seguido ofendido por ao menos sete pessoas diferentes, todas com bandeiras ou camisas da Tunísia e do Marrocos, países muçulmanos da África. Israel, vale lembrar, não classificou sua seleção à Copa do Mundo.

É possível notar que, de início, os torcedores gritam "Viva Palestina", numa referência ao conflito territorial entre as duas nações, mas depois o tom passa ser de agressão, com ofensas proferidas pelos africanos. O israelense não reage.

Na véspera da Copa do Mundo, Israel esteve envolvido em uma polêmica por conta de um amistoso contra a seleção argentina, agendado para acontecer em Jerusalém. Diversas entidades internacionais de diretos humanos protestaram, alegando que Israel estaria usando o jogo para “normalizar” a ocupação do Jerusalém Oriental. 

A cidade é ocupada por Israel desde 1967, anexada de maneira unilateral em 1980, mas os palestinos reivindicam como capital de seu futuro Estado. Israel considera a cidade inteira como sua capital “indivisível”. O presidente dos EUA, Donald Trump, irritou os palestinos ao instalar a embaixada de seu país em Jerusalém.

Diante da pressão e das ameaças de violência, o time de Lionel Messi optou por cancelar a partida.

Copa 2018