Topo

Na folga, auxiliar de Tite vai ver Alemanha: "1º jogo sem ser os nossos"

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/06/2018 15h01

Auxiliar técnico da seleção brasileira, Cleber Xavier foi ao Estádio Olímpico de Fisht, em Sochi, neste sábado (23), assistir ao duelo entre Alemanha e Suécia, pelo Grupo F da Copa da Rússia, grupo que cruza com o do Brasil nas oitavas de final. Em um breve momento de folga, o braço direito de Tite conseguiu, junto com outros membros da comissão, dar uma rara "escapada" para ver um jogo do Mundial.

- Veja os gols do Brasil na vitória sobre a Costa Rica
- Brasil decide vaga nas oitavas contra a Sérvia: veja a tabela
- Simule todos os classificados e o mata-mata do Mundial

"Como estamos de folga e o jogo é em Sochi [base do Brasil na Rússia], a gente pode pegar um destes times se classificando, então viemos fazer nossas observações. É o primeiro jogo que estou vendo, não sendo o nosso ou dos adversários. Depois, caso a gente passe de fase, a gente pode trabalhar mais profundamente", afirmou Xavier ao canal SporTV.

"É analisar as partes ofensivas e defensivas, os desenhos e as opções individuais. Fazer uma análise de maneira geral. O aprofundamento vem depois com o trabalho dos analistas, vendo mais jogos. Em relação à Alemanha, já nos aprofundamos um pouco porque jogamos há pouco tempo. A Suécia, sinceramente, nós não conhecemos muito", completou o auxiliar, que foi ao estádio acompanhado de Edu Gaspar, coordenador de seleções da CBF.

Nem o jogo mais importante e surpreendente do Grupo F, a vitória do México sobre os alemães por 1 a 0, pôde ainda ser analisado pela comissão técnica, já que ocorreu três horas antes da estreia do Brasil na Copa, diante da Suíça.

Ainda que não tenha conseguido fazer análises mais profundas sobre o confronto, Xavier mostrou-se surpreso com a campanha mexicana neste Mundial, com 100% de aproveitamento após bater Alemanha e Coreia do Sul.

"Não vi o jogo [Alemanha x México], mas teoricamente é uma surpresa. Alemanha é a primeira do ranking e uma grande seleção, que vem fazendo um grande trabalho desde a Copa do Mundo. Perder para uma seleção do México, que tem um status de mediana, é teoricamente uma surpresa. Parabéns ao Osorio, que tem méritos; e é isso que vamos tentar observar hoje nas duas equipes, guardar aqui na cabeça para quando for o momento de se aprofundar, termos um detalhezinho", disse.