Topo

Copa 2018

Depois de "viralizarem", senegaleses preparam nova festa em São Paulo

Daniel Lisboa

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/06/2018 21h00Atualizada em 24/06/2018 06h35

A comunidade senegalesa em São Paulo prepara uma nova festa para a partida deste domingo (24) contra o Japão.

Simule resultados da última rodada e quem vai às oitavas
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

Vídeos de senegaleses comemorando a vitória sobre a Polônia em pleno centro paulistano correram a internet na terça-feira (19), e a expectativa é que mais gente apareça para acompanhar o próximo jogo.

“Alugamos uma sala e esperamos que até umas 300 pessoas venham ver a partida”, explicou ao UOL Esporte Cheikh Gueye Seck, senegalês e um dos organizadores do evento. “Pode vir quem quiser, inclusive brasileiros!”.

Seck calcula que o primeiro encontro teve entre 100 e 200 pessoas, algumas das quais foram as que saíram pelas ruas celebrando o triunfo. Para amanhã ao meio-dia, o espaço na rua Vitória venderá bebidas e, talvez, petiscos típicos senegaleses. “Ainda não é certeza, mas está nos planos”, diz o senegalês.

Ele acredita que ao menos 800 conterrâneos vivem na capital paulista hoje. Boa parte vive no centro ao lado de outras comunidades africanas. Nigerianos, por exemplo, também têm se reunido em um bar na mesma região para assistir aos jogos da seleção.

São comunidades ainda pequenas, ou pouco conhecidas, quando comparadas a outras mais consolidadas em São Paulo. Mas, ao que parece, sabem festejar.

Senegal tem grande chance de classificação à próxima fase caso conquiste um novo resultado positivo na partida.

Copa 2018