Topo

Copa 2018

Vitória da Alemanha deixa aberto quatro possíveis rivais para o Brasil

Toni Kroos comemora gol da Alemanha contra a Suécia no último minuto - Michael Steele/Getty Images
Toni Kroos comemora gol da Alemanha contra a Suécia no último minuto
Imagem: Michael Steele/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/06/2018 17h06

O gol anotado por Toni Kroos nos acréscimos do segundo tempo, que assegurou a vitória por 2 a 1 da Alemanha sobre a Suécia, deixou aberta quatro possibilidades de possíveis rivais para o Brasil nas oitavas de final. Se na chave da seleção de Tite, a disputa se restringe a três equipes (Suíça e Sérvia também estão na briga pelo primeiro e segundo lugar), no grupo F todos os times podem passar para as oitavas. Alemães, suecos, mexicanos e até os sul-coreanos, derrotados nos dois jogos, seguem com possibilidades de classificação.

- Clique aqui e confira os melhores lances da partida
Simule resultados da última rodada e quem vai às oitavas
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

A chave entra na última rodada com o México como líder com seis pontos. A Alemanha ocupa a segunda posição com três, superando a Suécia apenas no critério de desempate do confronto direto. A Coreia do Sul, sem pontos, segura a lanterna.

Por ser líder, o México entra favorecido no dia 27. Basta um empate contra a Suécia, em confronto marcado para as 11h (de Brasília) na cidade de Ecaterimburgo, para a equipe de Juan Carlos Osorio se classificar para as oitavas de final na primeira posição do grupo.

Entretanto, em caso de derrota para os suecos, a seleção da Concacaf tem que torcer por um empate ou vitória sul-coreana no duelo contra a Alemanha para não depender dos critérios de desempate - o jogo entre a atual campeã mundial e a Coreia do Sul também ocorrerá dia 27, às 11h, em Kazan.

Depois de sair do sufoco, a Alemanha depende apenas de si para seguir na briga pelo pentacampeonato. Uma vitória por dois gols de diferença classifica o time comandado por Joachim Löw para a etapa de mata-mata. Em caso de empate contra os asiáticos, os alemães precisam torcer pelo triunfo mexicano para não depender dos critérios de desempate.

A Suécia, castigada no fim pelo gol de Toni Kroos, agora precisa também de uma vitória por dois gols de vantagem para se classificar sem ter que olhar para o resultado de Alemanha x Coreia do Sul. Se empatar o jogo contra o time de Juan Carlos Osorio, a equipe nórdica depende de um resultado positivo dos sul-coreanos para se classificar sem necessitar dos critérios de desempate.

O resultado positivo dos alemães mantém até a Coreia do Sul viva na luta por uma vaga. Os sul-coreanos perderam os dois jogos, mas podem entrar na disputa se superarem o time de Joachim Löw por dois gols de diferença e contarem com a vitória mexicana sobre a Suécia – a vaga assim seria decidida favoravelmente ao time de Son nos critérios de desempate.

Copa 2018