Topo

Copa 2018

Cabelo de Puyol motiva polêmica com transmissão da Copa em TV do Irã

Carles Puyol durante ensaio do sorteio dos grupos da Copa do Mundo - Mladen Antonov - 30.nov.2017/AFP
Carles Puyol durante ensaio do sorteio dos grupos da Copa do Mundo Imagem: Mladen Antonov - 30.nov.2017/AFP

Do UOL, em São Paulo

24/06/2018 08h44

Raça, força, liderança. Mesmo sendo muitos os atributos que tornaram o ex-zagueiro Carles Puyol mundialmente conhecido pelo seu futebol, nenhum deles supera o estilo de seus cabelos longos. Marca registrada de sua época como jogador, o penteado, no entanto, motivou uma polêmica envolvendo o canal de televisão IRTV3, do Irã.

Simule resultados da última rodada e quem vai às oitavas
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

O ídolo do Barcelona e da seleção espanhola havia sido contratado para comentar os jogos da Copa, mas foi barrado porque o jeito de arrumar a cabeleira seria comprido e bagunçado demais.

A polêmica repercutiu na imprensa local. O jornal online Entekhab afirmou que questionou Puyol sobre o caso. “No primeiro comentário após o cancelamento do programa de televisão, ele foi informado que devido a problemas de aparência (meus longos cabelos), eu não posso participar”, divulgou a publicação no Twitter.

A decisão de barrar Puyol foi criticada "Você nos desonrou em todo o mundo, o IRTV 3", tuitou a jornalista Saba Azarpeyk. “O profeta do Islã [Mohammed] não tinha cabelos longos”, questionou o escritor Saied Sy, também no Twitter.

O ex-zagueiro não se pronunciou, mas, oficialmente, o canal IRTV3 declarou que a não participação dele nas transmissões da Copa do Mundo tem relação com o valor do pagamento pedido. O Irã não tem uma política oficial para corte de cabelo nos meios de comunicação, embora a televisão local evite exibir conteúdos considerados “não-islâmicos” pelas autoridades religiosas.

A Federação de Futebol da República Islâmica do Irã tem, no Código de Ética e Comportamento, um artigo que diz que os atletas não podem usar penteados que podem ajudar a “espalhar a cultura estrangeira”. Além disso, os jogadores são frequentemente alertados por autoridades sobre a sua aparência.

Copa 2018