Topo

Copa 2018

Oitavas de final podem ter todos os campeões do mesmo lado na Copa de 2018

Argentina pega o líder do Grupo C nas oitavas se avançar; Brasil pode encarar Alemanha - REUTERS/Sergei Karpukhin
Argentina pega o líder do Grupo C nas oitavas se avançar; Brasil pode encarar Alemanha Imagem: REUTERS/Sergei Karpukhin

Do UOL, em São Paulo

24/06/2018 21h00

A terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, pode reservar confrontos bastante distintos a partir das oitavas de final da competição. De um lado, oito seleções em busca de um título inédito; do outro, donas de 16 títulos mundiais se enfrentando até a final.

Simule resultados da última rodada e quem vai às oitavas
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

Parece impossível? Não é. Para entender essa possibilidade, confira o que pode acontecer.

cruzamento das oitavas - UOL - UOL
Campeões de um lado, título inédito do outro? Confira no simulador
Imagem: UOL

Grupo A

Uruguai e Rússia já estão classificados com seis pontos cada e se enfrentam na terceira rodada. Basta que os uruguaios vençam os donos da casa por qualquer placar para garantir o primeiro lugar da chave, enfrentando os vice-líderes do Grupo B nas oitavas.

Grupo B

Na terceira rodada, Irã enfrenta Portugal, enquanto a Espanha enfrenta o já eliminado Marrocos. Se os portugueses levaram a melhor sobre os espanhóis (por exemplo, vencendo os iranianos por um placar mais elástico do que o de uma virtual vitória espanhola sobre os marroquinos), enfrentarão os russos. Assim, a campeã mundial de 2010 encararia o Uruguai nas oitavas.

Grupo C

A França já está classificada para as oitavas. Na última rodada, enfrentará a Dinamarca, precisando apenas de um empate para assegurar a primeira colocação. E é a única possibilidade de pegar um campeão mundial na terceira rodada.

Grupo D

Única campeã mundial do grupo, a Argentina tem um ponto em dois jogos e precisa vencer a Nigéria se quiser sonhar com uma vaga. Como a já classificada Croácia tem seis pontos, os argentinos não podem terminar a primeira fase na liderança. Desta forma, se avançar, pega o líder do Grupo C.

Grupo E

O Brasil ainda não se classificou, mas depende apenas de si na última rodada. Passando em primeiro ou segundo, pode enfrentar a Alemanha já no início do mata-mata. Caso passe em primeiro, a tendência é que pegue o lado dos campeões.

Grupo F

A situação alemã é semelhante à do Brasil (embora um pouco mais dramática). Com três pontos, precisa vencer a Coreia do Sul para pensar em classificação. Se for segunda, pega o líder do Grupo E; se for líder, pega o vice-líder do Grupo E. Nos dois casos, pode ser o Brasil.

Grupo G

Inglaterra e Bélgica se classificaram após duas rodadas. As duas seleções se enfrentam na terceira rodada. Se a Inglaterra vencer, cai do “lado campeão” da chave.

Grupo H

A chave é a única que não tem campeãs mundiais: Japão, Senegal, Polônia e Colômbia. Sinal de sorte para quem passar na liderança? Não necessariamente: neste cenário, pode pegar a embalada Bélgica.

Copa 2018