Topo

Copa 2018

Cartão pode definir líder: Espanha abre duelo de fair play contra Portugal

O técnico Fernando Hierro orienta os jogadores da Espanha  - Richard Heathcote/Getty Images
O técnico Fernando Hierro orienta os jogadores da Espanha Imagem: Richard Heathcote/Getty Images

Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

25/06/2018 04h00

A seleção da Espanha enfrenta Marrocos nesta segunda-feira (25), às 15 horas (de Brasília), em busca da liderança do Grupo B da Copa do Mundo de Rússia. E como está empatado com Portugal em quase todos os critérios, o time comandado por Fernando Hierro precisa focar no fair play para não tomar cartões.

Simule resultados da última rodada e quem vai às oitavas 
Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

A Espanha é a atual líder da chave formada, também, por Marrocos, Irã e Portugal. O primeiro lugar dos espanhóis é decidido justamente pelo número de cartões: eles têm um amarelo a menos do que os portugueses.

Ambos os países europeus têm pontuações idênticas nos cinco primeiros dos sete critérios de desempate. São quatro pontos somados, um gol de saldo, quatro gols marcados e três sofridos para cada lado. Restou, então, o confronto direto, mas Portugal e Espanha empataram por 3 a 3. Por esse motivo, os cartões decidem.

Enquanto a Espanha enfrenta Marrocos, Portugal joga contra o Irã no mesmo horário. Se os resultados forem iguais, o destino dos europeus nas oitavas de final do Mundial da Rússia poderá ser definido pelo fair play. O último critério de desempate definido pela Fifa é um sorteio.

Com duas derrotas nos dois jogos, Marrocos joga contra a Espanha já desclassificado da Copa. E, mesmo que enfrente uma seleção já eliminada, o técnico Fernando Hierro afirmou, em coletiva de imprensa, que não espera uma partida fácil contra os marroquinos.

“Sabemos que é uma seleção muito boa. Se classificou depois de muitos anos. Fizeram um bom jogo contra Portugal. Eles têm muita movimentação. Gostam de fazer transições. Devemos estar com os olhos muito abertos. Esta é a Copa da igualdade, todas as seleções estão dificultando. Todos estão preparados e isso é um benefício para o esporte”, disse.

Confira o regulamento da pontuação de acordo com cartões, em caso de empate nos cinco critérios anteriores:

Cartão amarelo: menos um ponto
Cartão vermelho indireto (expulsão com dois amarelos): menos três pontos
Cartão vermelho direto: menos quatro pontos
Cartão amarelo e depois cartão vermelho direto: menos cinco pontos

Copa 2018