Topo

Copa 2018

Espanha passa em primeiro e elimina chance de oitavas de campeões na Copa

Espanhóis se beneficiaram de empate entre Portugal e Espanha; portugueses ficaram em segundo e enfrentarão Uruguai - Alex Livesey/Getty Images
Espanhóis se beneficiaram de empate entre Portugal e Espanha; portugueses ficaram em segundo e enfrentarão Uruguai Imagem: Alex Livesey/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

25/06/2018 17h09

Dois dos oito jogos das oitavas de final da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, foram definidos nesta segunda-feira (25). E graças aos resultados dos quatro últimos jogos dos Grupos A e B, haverá campeões dos dois lados da chave.

Simule resultados da última rodada e quem vai às oitavas
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

No confronto direto pela liderança do Grupo A, o Uruguai venceu a Rússia por 3 a 0, garantindo um confronto contra o segundo lugar do Grupo B na próxima fase. Esta posição ficou com Portugal, que empatou com o Irã por 1 a 1 em um jogo dramático.

Desta forma, do outro lado da chave, a Rússia enfrentará a Espanha, que empatou por 2 a 2 com o Marrocos e terminou com a liderança do Grupo B. Os vencedores destas partidas só podem se encontrar na final.

Campeões em lados separados: Uruguai e Espanha só podem se cruzar na final da Copa 2018 - UOL - UOL
Campeões em lados separados: Uruguai e Espanha só podem se cruzar na final da Copa 2018
Imagem: UOL

Quem passar pelo duelo de Uruguai x Portugal enfrentará nas quartas de final o vencedor do duelo entre líder do Grupo C e vice-líder do Grupo D – que pode ser a Argentina, já que os comandados de Jorge Sampaoli não podem mais ser os líderes de seu grupo. Já o classificado entre Espanha e Rússia enfrentará o vencedor de líder do Grupo D x vice-líder de Grupo C.

Confira o que ainda pode pintar nas oitavas de final:

Grupo C

A França já está classificada para as oitavas. Na última rodada, enfrentará a Dinamarca, precisando apenas de um empate para assegurar a primeira colocação. Australianos, dinamarqueses e os próprios franceses podem passar com a segunda posição, dependendo da terceira rodada.

Grupo D

Única campeã mundial do grupo, a Argentina tem um ponto em dois jogos e precisa vencer a Nigéria se quiser sonhar com uma vaga. Como a já classificada Croácia tem seis pontos, os argentinos não podem terminar a primeira fase na liderança. Desta forma, se avançar, pega o líder do Grupo C.

Grupo E

O Brasil ainda não se classificou, mas depende apenas de si na última rodada, quando enfrenta a Sérvia. Passando em primeiro ou segundo, pode enfrentar a Alemanha já no início do mata-mata. México, Suécia e Coreia do Sul também podem pintar.

Grupo F

A situação alemã é semelhante à do Brasil (embora um pouco mais dramática). Com três pontos, precisa vencer a Coreia do Sul para pensar em classificação. Se for segunda, pega o líder do Grupo E; se for líder, pega o vice-líder do Grupo E. Nos dois casos, pode ser o Brasil.

Grupo G

Inglaterra e Bélgica se classificaram após duas rodadas. As duas seleções se enfrentam na terceira rodada para decidir a liderança.

Grupo H

A chave é a única que não tem campeãs mundiais: Japão, Senegal, Polônia e Colômbia. Deste grupo, apenas os poloneses estão eliminados.

Copa 2018