Topo

Suíça

Fifa multa Shaqiri e Xhaka por comemorações políticas em gols da Suíça

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

25/06/2018 13h39

O Comitê Disciplinar da Fifa aplicou nesta segunda-feira (25) uma multa aos jogadores Shaquiri e Xhaka, da Suíça, pelas comemorações de cunho político na vitória da seleção do país sobre a Sérvia por 2 a 1, pela segunda rodada da Copa do Mundo. A multa para cada atleta é de 10 mil francos suíços (cerca de R$ 38 mil).

Simule resultados da última rodada e quem vai às oitavas 
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

A advertência em forma de multa tranquiliza o selecionado suíço, que temia a possibilidade de ter sua dupla vetada para o duelo contra a Costa Rica, na quarta-feira (27), pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo.

O duelo entre suíços e sérvios, que aconteceu na sexta-feira (22), se tornou pauta política em virtude das comemorações de Shaqiri e Xhaka. Ambos possuem na família laços kosovares, país com muitos habitantes de origem albanesa e de relação tensa com a Sérvia há décadas.

Shaqiri é nascido em Kosovo, assim como o meio-campista Behrami. Por outro lado, Xhaka tem pais kosovares – o pai do camisa 10, inclusive, foi preso pelo regime sérvio durante a década de 1980. 

A multa aplicada pela Fifa se estendeu ao lateral suíço Stephan Lichtsteiner, que acompanhou os dois colegas de time ao comemorar também usando o gesto da águia de duas cabeças, que é o símbolo da Albânia. Lichtsteiner foi multado em 5 mil francos suíços (cerca de R$ 19 mil).

Suíça